Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes acusam policiais de agressão durante festa em república estudantil em Bauru (SP)

Segundo os alunos, duas pessoas levaram tiros de borracha e outras quatro foram agredidas

São Paulo|Do R7 com Agência Estado

Jovem foi atingido por bala de borracha dentro de casa
Jovem foi atingido por bala de borracha dentro de casa Jovem foi atingido por bala de borracha dentro de casa

Na noite de domingo (15), em Bauru, interior de São Paulo, um churrasco em uma república universitária acabou em confusão entre estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e policiais militares. Quatro alunos foram levados algemados para a Central de Polícia Judiciária da cidade. Segundo eles, seis ficaram feridos. Para a Polícia Militar, dois universitários e um policial foram feridos.

Após uma denúncia de perturbação por causa do som alto na república, uma viatura da PM chegou ao local, por volta das 22h. Houve bate-boca entre um dos moradores da casa, estudante de jornalismo, e um policial militar, que teria dado voz de prisão ao rapaz por desacato e chamado reforços. No total, 11 viaturas e a Força Tática atenderam a ocorrência. Os estudantes afirmaram haver cerca de 30 pessoas no local; para a PM, eram 50.

O estudante Michael Barbosa conta que um policial tentou entrar na casa sem mandado e, quando o amigo criticou a atitude, o agente se descontrolou.

— O policial tentou entrar em casa e ele disse que não poderiam entrar em casa por não terem um mandado. O policial ficou revoltado, disse que meu amigo queria saber mais de lei do que ele e deu voz de prisão.

Publicidade

Durante a confusão, os policiais invadiram a casa e houve confronto com outros estudantes que estavam no local. O primeiro morador abordado pelos policiais, que preferiu não se identificar, foi levado algemado para o hospital. Ele terá de fazer uma cirurgia de reconstrução do cílio superior e, segundo os médicos, por pouco não perdeu a visão.

Ainda de acordo com os estudantes, duas pessoas levaram tiros de borracha à queima roupa e outras quatro foram agredidas com socos e cacetetes. Um dos rapazes teve o nariz quebrado e outro levou seis pontos na perna. Segundo a PM, um jovem ficou ferido com um disparo de bala de borracha e o outro ficou ferido no rosto quando estava sendo algemado. Um policial também foi ferido no braço e na mão e passará por exame de corpo de delito.

Publicidade

Os estudantes registraram boletim de ocorrência e passaram pelo IML (Instituto Médico-Legal) para exame de corpo de delito. Para o vice-coordenador do Departamento de Comunicação Social da Unesp, Angelo Sottovia, "a agressão e a invasão da república são situações inadmissíveis".

O R7 entrou em contato com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) que respondeu, em nota, que "a PM esclarece que foi chamada para atender um chamado de perturbação de sossego público. No local, os policiais solicitaram aos estudantes, que realizavam uma festa no local, que baixassem o volume do som. Contudo, algumas pessoas passaram a ofender e agredir os policiais. Por isso, foi necessária a intervenção policial, com reforço de viaturas. Durante a ação, um homem tentou retirar de um PM uma arma carregada elastômero, que realizou o disparo para evitar a ação. Os policiais encaminharam quatro pessoas para a Central de Polícia Judiciária. Cabe salientar que a PM instaurou Inquérito Policial Militar para apurar o caso. Qualquer irregularidade na conduta dos policiais será devidamente punida".

Publicidade

Ainda de acordo com a pasta, foi registrado um Termo Circunstanciado que apura abuso de autoridade, lesão corporal, perturbação de sossego e desacato. A investigação está em andamento e foi requisitado exame de corpo de delito de todos os envolvidos.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.