Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo mostra que ao menos uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas

O boletim 'Elas vivem: dados que não se calam' analisou registros de sete estados e constatou 495 casos de feminicídio

São Paulo|Do R7

Uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, diz estudo
Uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, diz estudo Uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, diz estudo

Um estudo publicado nesta segunda-feira (6) pela Rede de Observatórios da Segurança mostra que 2.423 registros de violência contra a mulher foram feitos no último ano. Ou seja, a cada quatro horas, ao menos uma mulher foi vítima de violência, de acordo com o documento, divulgado na Semana da Mulher.

Segundo o boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, foram 495 casos de feminicídio.

A terceira edição do documento apresenta o monitoramento de sete estados: BA, CE, PE, SP, RJ e, pela primeira vez, MA e PI. Entre os casos registrados, 495 são feminicídios, ou seja, uma mulher morre por ser mulher a cada dia.

A ONG afirma que trazer à tona esses números, "que representam vidas de mães, irmãs, filhas, faz com que os governos possam criar políticas públicas para evitar essas violências e preservar vidas".

Publicidade

O maior número de eventos foi registrado em São Paulo (898) — um a cada dez horas. Mas é a Bahia o estado com a maior taxa de crescimento em relação ao último boletim, com uma variação de 58%, com ao menos um caso por dia, além de ser o primeiro em feminicídios do Nordeste, com 91 registros. O Rio de Janeiro também apresentou uma alta significativa, de 45% em um ano.

Os dados são produzidos a partir de um monitoramento diário do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança. As informações coletadas alimentam um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado.

A violência contra mulher é o terceiro indicador de violência mais registrado pela Rede de Observatórios. Está atrás apenas de eventos com armas de fogo e ações policiais — que tradicionalmente ocupam o noticiário policial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.