Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falha provoca atraso em 200 voos no aeroporto de Guarulhos

Aparelho que é utilizado para realização de pousos em situações de neblina sofreu uma interferência desconhecida e precisou ser desligado

São Paulo|Márcio Neves, do R7 com Agência Record

Apesar da situação ser normalizada no início da manhã, atrasos ocorreram durante todo o dia
Apesar da situação ser normalizada no início da manhã, atrasos ocorreram durante todo o dia Apesar da situação ser normalizada no início da manhã, atrasos ocorreram durante todo o dia

Mais de 200 voos atrasaram e 45 foram cancelados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, até às 19 horas desta terça-feira (22), devido ao desligamento de um aparelho utilizado para auxiliar os pilotos em situações de baixa visibilidade.

Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, o aparelho ILS (Instrument Landing System) precisou ser desligado por volta das 05h40 da manhã, após funcionários do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Força Aérea Brasileira, responsáveis pelo controle do aparelho, notarem um erro de leitura no sistema devido a uma interferência desconhecida. Este aparelho é utilizado para realização de pousos em situações de neblina, como esta manhã.

Com o aparelho desligado, e com a baixa visibilidade, 246 voos, sendo 27 chegadas e 119 partidas, atrasaram. Outros 45 voos, sendo 23 partidas e 22 chegadas foram cancelados.

Ainda de acordo com o aeroporto, a situação foi normalizada às 08 horas, quando já não havia mais neblina, porém os atrasos e cancelamentos aconteceram durante todo o dia, como reflexo do desligamento do equipamento. A imprensa do aeroporto não soube nos informar se o aparelho ainda está desligado, uma vez que a partir das 08 horas não foi mais necessário o seu uso.

Por meio de nota a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou a falha no sistema e informou que o "Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Anatel, a GRU Airport e a Infraero trabalham em conjunto para restabelecer o equipamento", a nota também enfatizou que "a retirada de operação do ILS (Instrument Landing System) não compromete a segurança dos voos, uma vez que há sistemas alternativos previstos e homologados para o pouso naquela localidade". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.