Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fernando Haddad diz que ocupar terreno "não garante nada"

Tática de movimentos de sem-teto tem objetivo de furar fila da habitação na capital paulista

São Paulo|

Sem-teto têm ocupado vários terrenos em SP para pressionar prefeitura e furar fila da habitação
Sem-teto têm ocupado vários terrenos em SP para pressionar prefeitura e furar fila da habitação Sem-teto têm ocupado vários terrenos em SP para pressionar prefeitura e furar fila da habitação

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que a tática de movimentos de sem-teto de invadir terrenos desocupados para furar a fila da habitação da Prefeitura de São Paulo "não garante nada a ninguém".

O jornal O Estado de S. Paulo revelou na quinta-feira (31), que o MPE (Ministério Público Estadual) pediu à Justiça uma decisão liminar que proíba convênios entre a Prefeitura e o MTST(Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

— Nem precisa ir à Justiça, basta acompanhar.

A declaração foi feita pelo prefeito após sancionar o Plano Diretor Estratégico.

Publicidade

— Os processos são todos transparentes. Se o Ministério Público quiser designar alguém para acompanhar, estamos inteiramente abertos.

Líder do MTST afirma que só fala por meio da Justiça

Publicidade

Sem-teto acampam em frente à prefeitura

Haddad ofereceu aos promotores uma cadeira no Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura, que tem influência sobre questões de moradia popular, como destinação de recursos a conjuntos habitacionais.

Publicidade

"Oportunismo"

O promotor Maurício Ribeiro Lopes, da Promotoria de Habitação, acredita que as ocupações dos movimentos de moradia são "oportunistas" e podem dar margem a "furos" na fila do cadastro de programas de habitação popular como o Minha Casa Minha Vida, do governo federal. A ação foi apresentada no último dia 25, na 1.ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública da capital.

Haddad ainda afirmou que o Ministério Público não deve questionar as regras do programa federal que "está funcionando no País inteiro". Mas o prefeito disse concordar com as investigações sobre possíveis casos em que sem-teto passam na frente de outras pessoas no cadastro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.