Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo adia trem direto do centro de SP ao aeroporto de Guarulhos

Nomeada de Connect, ligação entre o Brás e o aeroporto sem baldeação estava prevista para começar a funcionar a partir de junho, segundo CPTM

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Linha 13-Jade da CPTM já funciona das 4h à meia-noite
Linha 13-Jade da CPTM já funciona das 4h à meia-noite Linha 13-Jade da CPTM já funciona das 4h à meia-noite

A partir desta segunda-feira (4), a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) funciona todos os dias, das 4h à 0h. No entanto, o serviço Connect, trem que sairia da estação Brás e chegaria, sem necessidade de baldeação, à estação Aeroporto-Guarulhos em 35 minutos, foi adiado pelo governo.

O atraso de funcionamento da linha não é novidade. O então governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) entregou a linha Jade no dia 31 de março deste ano com 14 anos de atraso.

“Isso é fake news, é mentira”, argumentou. O ex-governador tucano disse, na época, que a licitação ocorreu em 2013 e, quatro anos depois, deu-se a primeira entrega.

O cronograma da CPTM também prevê outro atraso: o serviço Airport-Express, entre a Luz e o aeroporto de Guarulhos. Antes, o início da operação estava previsto para julho e iria funcionar com um trem que levaria os usuários da estação Aeroporto-Guarulhos até a Luz também em 35 minutos, em horários programados. Entretanto, a companhia calcula que o funcionamento só se dará no mês de agosto — representando mais um mês de atraso.

Continua após a publicidade

Por meio de nota, a CPTM justificou que o atraso se deve à "problemas nas entregas de materiais". A companhia diz que as viagens da estação Brás até a Aeroporto-Guarulhos, têm previsão de início em julho e ocorrerão nos horários de maior carregamento. Já o serviço Airport-Express "permanece em estudo junto à Secretaria dos Transportes Metropolitanos".

Linha 13-Jade

Continua após a publicidade

A linha possui três estações: Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto-Guarulhos. O trajeto é realizado em 15 minutos, porém, a composição não chega até o aeroporto de Guarulhos propriamente, como havia sido prometido pelo então governador Alckmin. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que “o governo não me deixou levar o trem mais longe”.

Para desembarcar nos terminais aeroviários é necessário sair da estação Aeroporto-Guarulhos, passar por uma passarela com a mala nas mãos e pegar um coletivo, bancado pela GRU Airport. Os tempos de percursos são de 2 minutos ao terminal 1, 9 minutos até o terminal 2 e de 14 minutos até o terminal 3. São, ao todo, seis ônibus com capacidade de até 50 pessoas cada.

Continua após a publicidade

Por meio de nota, a GRU Airport informou que a “localização da estação foi decidida com base nas necessidades técnicas de funcionamento do aeroporto e mediante alinhamento com a CPTM e o Governo do Estado de São Paulo.

A linha terá, ao todo, 12,2 km de extensão. Destes, 8 km são elevados e passam em cima de rodovias da capital paulista como Ayrton Senna e Presidente Dutra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.