Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo Dzi Croquettes comemora 45 anos com mostra e novo espetáculo

Trupe que fez história na contracultura dos anos 70 volta com energia máxima e subversão

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

Com nova formação, o Dzi está de volta aos palcos de São Paulo
Com nova formação, o Dzi está de volta aos palcos de São Paulo Com nova formação, o Dzi está de volta aos palcos de São Paulo

O Dzi Croquettes está de volta aos palcos em uma curta temporada no Teatro Augusta, de 3 de novembro a 15 de dezembro, na região central da capital. O espetáculo que leva o nome do grupo abre as comemorações dos 45 anos do Dzi Croquettes, que literalmente turbinou e revolucionou a dramaturgia nos anos 70. Depois deles, o teatro brasileiro, ainda bem, nunca mais foi o mesmo. 

Leia mais notícias de São Paulo

O jeito visceral e incendiário do Dzi criou uma onda de influência que, além do teatro, mudou conceitos no cinema, na música e na moda brasileira. Foi, para muitos, um grande sopro de criatividade e liberdade no sufoco da Ditadura Militar.

Composto por uma nova geração de bailarinos,cantores e atores, o grupo é liderado em cena por Ciro Barcelos (que assina a autoria, coreografia e direção geral do espetáculo), integrante da formação original do Dzi Croquettes. As apresentações acontecem nas quartas e quintas, às 21h, com 90 minutos de duração, os ingressos custam R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira).

Publicidade

Mantendo suas características originais, sua irreverência peculiar, a reafirmação da subversão da monotonia e a contestação da escravidão do costumeiro, o Dzi Croquettes segue firme na crítica à tirania do habitual e à redução do indivíduo ao nível da ignorância e do preconceito, tão evidentes ainda nos dias de hoje.

A cidade de São Paulo foi muito importante na trajetória do Dzi Croquettes. O conjunto criou, em 1972, o espetáculo “Gente Computada Igual a Você”, apresentado em São Paulo na casa noturna TonTon. Transferida para o Teatro 13 de Maio, na Bela Vista, fez enorme sucesso. Exilados do Brasil na década de 1970 pela ditadura militar, os Dzi Croquettes se consagram internacionalmente fora do país, especialmente na cena cultural parisiense.

Publicidade

A equipe criadora do grupo era composta pelo coreógrafo Lennie Dale, o autor Wagner Ribeiro de Souza, e os atores/bailarinos Cláudio Gaya, Cláudio Tovar, Ciro Barcelos, Reginaldo di Poly, Bayard Tonelli, Rogério di Poly, Paulo Bacellar, Benedictus Lacerda, Carlinhos Machado e Eloy Simões.

Mostra

Publicidade

O público do espetáculo também vai poder conferir uma exposição que retrata os momentos mais marcantes da trajetória dos Dzi Croquettes. Instalada no hall do Teatro Augusta, a mostra reúne fotos do acervo pessoal do grupo, registradas no auge da carreira do Dzi Croquettes iniciada em 1972, exibidas pela primeira vez para o público paulistano. A exposição conta ainda com peças do figurino original dos anos 70.

Em 2009, a história do grupo foi retratada no documentário "Dzi Croquettes", dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.