Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem ameaça abrir fogo contra alunos e funcionários da USP

Polícia desconfia de palestrante expulso de evento na semana passada

São Paulo|Gustavo Basso, do R7

E-mail foi enviado na manhã desta quarta à secretaria da faculdade
E-mail foi enviado na manhã desta quarta à secretaria da faculdade E-mail foi enviado na manhã desta quarta à secretaria da faculdade

Um suposto membro de um grupo integralista ameaçou abrir fogo contra alunos e funcionários da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo). A carta, enviada por e-mail na manhã desta segunda-feira (4), tem conteúdo homofóbico, transfóbico, gordofóbico e com violência de gênero.

"Eu vou aparecer hoje na segunda-feira, último dia de aula, com uma touca ninja e duas pistolas 9mm que eu comprei na favela São Remo [vizinha à Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo], e vou entrar atirando para matar o maior número de viados (sic), travestis, esquerdistas e feministas que aparecerem na minha frente", diz a mensagem.

O e-mail, cujos autor e endereço possuem nomes diferentes, foi enviado à secretaria de alunos do curso de letras, ameaçando ainda atacar “a gorda que trabalha lá” com ácido sulfúrico.

Diante da ameaça, a diretoria da USP registrou um BO (Boletim de Ocorrência) no 93º DP (Jaguaré), que está investigando o caso. Até o momento, a polícia aponta Murilo Ianelli como suspeito, uma vez que participa de um grupo neonazista. Ianelli teria registrado, no passado, um BO por ter sofrido ameaças.

Publicidade

“Semana passada foi organizado uma palestra neonazista na FFLCH, comandada pelo professor Luiz Antonio Lindo. Um palestrante foi expulso após uma saudação nazista, e a suspeita é de que o Ianelli seja este palestrante, já que o professor Lindo sumiu e não informa o nome do convidado”, afirma a delegada Juliana de Andrade Barbosa.

A mensagem enviada menciona uma agressão contra “um jovem do movimento integralista” [organização política de orientação fascista criada na década de 1930 por Plínio Salgado].

Publicidade

O R7 tentou entrar em contato com Murilo Ianelli, mas as chamadas por celular não foram atendidas.

Até o momento as aulas não foram suspensas. A diretoria havia marcado uma reunião de emergência para esta tarde para decidir que medida tomar diante da ameaça.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.