Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inundação da Ceagesp provoca prejuízo de R$ 20 milhões

Fechado desde segunda-feira após sofrer inundação durante temporal, entreposto deve voltar a operar até a tarde desta quarta-feira 

São Paulo|Guilherme Padin, do R7

Comerciante joga fora alimentos estragados
Comerciante joga fora alimentos estragados Comerciante joga fora alimentos estragados

A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) contabiliza um prejuízo de R$ 20 milhões em alimentos após inundar por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo desde a noite de domingo (9) e ao longo da segunda-feira (10). Foram 7 mil toneladas perdidas, principalmente frutas, verduras e legumes.

Leia mais: Comerciantes da Ceagesp descartam alimentos após inundação

Ainda há 4 mil toneladas de mercadorias que ainda não se sabe se será possível comercializar. Fechado desde segunda, o entreposto deve abrir as portas até a tarde desta quarta-feira (12), de acordo com Flávio Godas, economista da Ceagesp.

O diretor-presidente da Ceagesp, Johnni Hunter Nogueira, disse que a população pode ficar tranquila em relação à qualidade dos produtos, pois todos os alimentos afetados pela inundação serão descartados. 

Publicidade

Veja também: Ceagesp segue fechada e vê risco de desabastecimento na Grande SP

Hunter disse ainda que todo o trabalho de combate aos danos da chuva, como limpeza e descarte dos alimentos afetados, foi feito pela Ceagesp e os permissionários, sem a ajuda do Governo. "Todos sentem faltam de uma mão estendida em um momento como este", disse ele.

Publicidade

A inundação ocorreu ao longo da madrugada, em um horário com grande fluxo de caminhões descarregando. A água atingiu especialmente frutas, como melancias. Hortaliças e flores, que costumam ser entregues em outros momentos do dia, não foram atingidas, assim como peixes, que ficam em uma área mais elevada.

Dos cerca de 12 mil veículos por dia que passam pelo local, ao menos 200 caminhões quebraram por conta das chuvas, segundo Godas.

Publicidade

A orientação da Ceagesp para os produtores rurais é que façam contato com a empresa e os permissionários antes de iniciarem seus trajetos.

Ceagesp

A Ceagesp foi fundada em 1969 e ocupa uma área equivalente ao tamanho de 70 campos de futebol. Peço espaço circulam cerca de 60 mil pessoas por dia e 12 mil veículos. O serviço pertence ao governo federal e vive a expectativa de mudar de endereço. São estudadas quatro alternativas na Grande São Paulo para retirar o espaço da capital e minimizar assim, o impacto dos caminhões no trânsito da cidade, entre outros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.