Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investigação aponta lavagem de dinheiro por 'fantasma do PCC'

Sílvio Luiz Ferreira, conhecido como 'Cebola', seria um dos responsáveis por lavar o dinheiro da venda de drogas e armas

São Paulo|Do R7, com informações de Dionísio Freitas, do Cidade Alerta

Silvio, conhecido como 'Cebola'
Silvio, conhecido como 'Cebola' Silvio, conhecido como 'Cebola'

Sílvio Luiz Ferreira, conhecido como "Cebola", passou a ser investigado como um dos supostos responsáveis por lavar dinheiro do tráfico de drogas e armas praticado pela facção PCC. O criminoso apareceu agora na investigação feita pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) sobre tráfico e lavagem de dinheiro da organização.

A investigação revela que Cebola usava a identidade falsa de Rodrigo Martins Santana, um homem que morreu anos atrás. O objetivo seria escapar das autoridades, que ainda o procuram. Ele seria um verdadeiro "fantasma" do crime.

Leia também

Sílvio seria um dos responsáveis por lavar o dinheiro gerado, principalmente, pela venda de drogas e armas do PCC. Um esquema que saiu das ruas e chegou ao mercado financeiro, que é cercado de luxo. Além da forma "tradicional" de lavar dinheiro — abrindo empresas —, o criminoso faria o uso de criptomoedas para sair do rastreio da polícia.

Investigações mostraram que Cebola também lavava o dinheiro da facção com o corretor de imóveis Antônio Vinícius Gritzbach, que deixou recentemente a prisão. Vinícius é um dos suspeitos pela morte de Anselmo Santa Fausta, o "Cara Preta", um dos líderes da facção criminosa, e do comparsa dele, o "sem sangue". Eles foram mortos no fim do ano passado em meio à guerra interna da organização criminosa.

Publicidade

Anselmo havia ganhado o prêmio de cerca de R$ 25 milhões ao comprar três cotas de um mesmo bolão de loteria. Já Vinícius ganhou cerca de R$ 217 mil em nove prêmios de loteria. A suspeita é que as apostas vencedoras saíram da mesma agência lotérica, uma velha estratégia que estaria de volta para algo que ficou conhecido como branqueamento de capital.

As coincidências continuam: policiais do Deic encontraram uma foto retirada do celular da esposa do empresário do ramo imobiliário. Entre registros de reuniões e jantares, Anselmo aparece deitado no sofá em um encontro com Vinícius.

Segundo a investigação do Deic, Vinícius era sócio de uma empresa de aeronaves no Campo de Marte, em São Paulo. Entre os clientes estaria o nome de Rodrigo Martins Santana, a identidade falsa assumida por Cebola. Por não ter identidade verdadeira, Silvio conseguia se manter fora do radar da polícia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.