Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itapecerica: o que se sabe sobre o desabamento que deixou mortos e feridos na Grande São Paulo

Acidente ocorreu na terça (20) em empresa que abrigava evento para 70 pessoas; nove morreram e 31 ficaram feridas

São Paulo|Do R7, com informações da Record TV e da Agência Record

Nove pessoas morreram após a queda de uma laje durante evento em empresa na Grande SP
Nove pessoas morreram após a queda de uma laje durante evento em empresa na Grande SP Nove pessoas morreram após a queda de uma laje durante evento em empresa na Grande SP

A queda de uma laje em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na manhã de terça-feira (20), deixou nove mortos, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, as vítimas estavam soterradas e outras 31 pessoas foram resgatadas com vida.

A Multiteiner, localizada na estrada Ferreira Guedes, abrigava no momento um evento para cerca de 70 pessoas. Uma arquibancada montada no mezanino recebeu os visitantes e acabou desabando com o restante da estrutura, quando o evento já estava prestes a terminar.

Quem são as vítimas

Havia, entre os mortos, dois homens e sete mulheres. Uma delas era Valquíria Aparecida da Silva, auxiliar de limpeza que trabalhava na empresa havia dois meses. Entre os participantes estavam os candidatos a deputado estadual Jones Donizette, do Solidariedade, e a deputada federal Ely Santos, do Republicanos. Eles tiveram ferimentos leves.

Julcimara de Moraes César também era funcionária do estabelecimento havia pouco tempo. “Ela trabalhava aqui tinha só sete meses. Não tinha mais do que isso”, contou o irmão, Danilo.

Publicidade

Mortos:

1 - Valquíria Aparecida da Silva, de 47 anos

Publicidade

2 - Julcimara de Moraes César, de 35 anos

3 - Letícia Lira, de 26 anos

Publicidade

4 - Claudevan Correia Lima, de 35 anos

5 - Natália de Arruda Silles, de 25 anos

6 - Diana Amara da Silva, de 20 anos

7 - Diego Ferreira Duarte, de 27 anos

8 - Angela Rodrigues de Souza, de 32 anos

9 - Iara da Silva Soares, de 20 anos

Feridos:

1- Cecília Aparecida dos Santos

2- Alexandre de Morais

3- Marcos Vinicius Siqueira

4- Donine Versilino da Cruz

5- Cleber Eloy do Nascimento

6- Natanael Felipe Oliva Silva

7- Valdenor Rodrigues de Oliveira

8- José Pereira de Souza Filho

9- Natalia Contábil Silva

10- Daniele Hirre

11- Felipe Melanes

12- João Alves

13- Tamires Aparecida

14- Pedro Esp. Santos Soares

15- Fernanda Salvador Farias

16- Elzio de Sales Junior

17- Tamires Silva Madeeke

18- Isaac Bezerra da Silva

19- Wender Lopes

20- Elinaldo Silva

21- Ana Carolina Silva

22- Larissa Bezerra Melo

23- Geovana Dobrowski

24- Caíque Alves Xavier

25- Elsio Pinheiro

26- Antônio Jesus

27- Adolfo Ito

28- Diego Ramos Pereira

Leia também

Resgate

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 8h55. Foram 78 homens em 20 viaturas para atender à ocorrência. Os helicópteros Águia 18 e 22 do Grupamento Aéreo da Polícia Militar também estiveram no local.

A Defesa Civil, a Polícia Militar e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestaram apoio à ocorrência. Parte das vítimas ficou presa nos escombros e foi resgatada pelos bombeiros.

Entre os veículos, foram acionadas unidades de resgate do Samu e da equipe da Defesa Civil de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.

Familiares aguardavam ansiosos a chegada de informações sobre os feridos no acidente.

Investigação

As alterações feitas no galpão da Multiteiner que desabou em Itapecerica da Serra estavam irregulares. As mudanças foram feitas em desacordo com o projeto inicial aprovado. A última vistoria realizada no imóvel havia sido em 2017. Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Leonel Novais, a empresa foi interditada.

A Prefeitura de Itapecerica da Serra solicitou à empresa toda a documentação, que será repassada à Secretaria de Negócios Jurídicos. Os funcionários da empresa tiveram acesso ao escritório, acompanhados da Defesa Civil.

Um engenheiro da Defesa Civil esteve no local para avaliar o imóvel. Segundo informações preliminares, parte da estrutura cedeu totalmente e a outra ficou dependurada (onde estavam as cadeiras do auditório).

Entre as mudanças feitas no projeto original, está a finalidade do imóvel, que passou de comercial a industrial. Para isso, são necessárias licenças de atuação.

Algumas questões ainda precisam ser esclarecidas, como quem autorizou o evento e o número exato de participantes. De acordo com o secretário de Planejamento, faltou também o alvará da prefeitura para a realização da confraternização.

A administração municipal também oficiou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em busca de respostas sobre a situação do imóvel e as pendências de regularização no projeto, uma vez que a empresa fica em área de proteção de manancial.

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a causa do desabamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.