Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça suspende reajuste do IPTU em São Sebastião

Imposto teve aumento médio de 300%, mas há casos de reajuste de até 1.494%

São Paulo|

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu nesta segunda-feira (20) liminar suspendendo o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em São Sebastião, litoral norte paulista. A decisão foi tomada após a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) impetrar uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). A Fiesp também foi a responsável por barrar o aumento do IPTU na capital, proposto pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

Em São Sebastião, o imposto teve aumento médio de 300%, mas há casos em que o contribuinte deverá pagar entre 670% a 1.494%. A prefeitura alegou queda na arrecadação dos royalties do petróleo para justificar o reajuste, que gerou uma onda de protestos de moradores e veranistas e resultou numa série de ações judiciais individuais e coletivas para barrar o aumento.

A prefeitura informou, por meio de sua assessoria, que não havia sido notificada nesta segunda, por ser feriado na cidade. A administração deverá se manifestar na terça (21) sobre o assunto. A prefeitura e a Câmara Municipal, que votou o aumento em sessão que também está sendo contestada na Justiça, têm 30 dias para se manifestarem.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.