Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes de facção reclamam de falta de espaço para visita íntima em presídio

CPI do Sistema Prisional visitou penitenciária onde está cúpula do crime organizado

São Paulo|Alvaro Magalhães, do R7

Cúpula do PCC está na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau
Cúpula do PCC está na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau Cúpula do PCC está na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau

Detentos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, onde estão as lideranças da facção criminosa PCC, queixaram-se do espaço na unidade prisional destinado a visitas íntimas durante visita de integrantes da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro, afirmou o deputado Major Olímpio (PDT-SP), um dos integrantes da comitiva.

— Em comparação com Pedrinhas, no Maranhão, que também visitamos recentemente, o presídio de Venceslau tem uma estrutura excelente. O presídio não está superlotado. Mas a questão da visita íntima é complicada. Eles [os detentos] dizem que, na cela, onde ficam a nove presos, alguns presos têm visita íntima ao mesmo tempo em que crianças visitam outros detentos.

O deputado afirma que, nessas condições, seria melhor acabar com as visitas íntimas.

— [A visita íntima] é uma solução brasileira para aliviar a tensão nas cadeias. É como jaboticaba: só tem no Brasil. Mas traz muitos problemas. Inclusive para a segurança da visita. Já houve caso de visita estrangulada pelo preso. Ou seja: em nome da intimidade, uma moça foi morta dentro de um local onde o Estado deveria zelar pela segurança.

Publicidade

Major Olímpio afirmou, porém, que a CPI pretende visitar unidades prisionais em todos os Estados para, em seguida, formular propostas de mudança na legislação para tornar mais eficiente o sistema prisional brasileiro.

— Para realmente chegarmos a uma proposta, precisamos fazer esse caminho. Queremos chegar a medidas eficazes, que melhorem o sistema prisional.

Publicidade

Além de Major Olímpio, participaram da visita os deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Wherles Rocha (PSDB-AC). Havia a previsão de que a comitiva ouvisse, nesta sexta-feira (3), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado pelo Ministério Público como líder do PCC. Mas a audiência foi suspensa. Os deputados consideraram que a entrevista poderia reforçar o poder de Marcola entre os detentos. Outros detentos, incluindo lideranças da facção, porém, foram ouvidos.

A comitiva visitou também o CRP de Presidente Bernardes, presídio com regime disciplinar mais duro do Estado, onde está detido Marcos Paulo da Silva, o Lúcifer, fundador da facção Cerol Fino, cuja violência tem provocado apreensão de detendos agentes penitenciários. O caso foi revelado pelo R7 em fevereiro.

Leia mais notícias do R7 em São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.