Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lixo do Natal ainda está nas ruas de Sorocaba

Cerca de 150 funcionários do consórcio contratado para o serviço cruzaram os braços

São Paulo|

Parte do lixo produzido durante a comemoração do Natal continuava acumulada, na manhã desta sexta-feira (27), nas calçadas e ruas de Sorocaba. No final da tarde de quinta-feira (26), cerca de 150 funcionários do consórcio contratado emergencialmente para o serviço cruzaram os braços. Eles reivindicavam estabilidade de 90 dias, convênio médico e melhores condições de trabalho. A greve foi suspensa no final da noite, após acordo intermediado com a prefeitura, mas os coletores não dão conta da quantidade de lixo depositada nas calçadas.

Um mês depois de contratar um consórcio para substituir a empresa Gomes Lourenço, que teve o contrato rescindido por quebra de cláusula, a prefeitura não conseguiu normalizar o serviço. Bairros mais afastados do centro convivem com o lixo nas ruas. No Jardim Santo Amaro, zona norte, moradores fecharam uma rua quinta-feira (26), com uma barricada de sacos de lixo.

Em outro bairro, moradores montaram uma árvore de Natal usando lixo como enfeite.

Leia mais notícias de São Paulo

A prefeitura informou que o contrato emergencial é de seis meses e, nesse período, uma nova empresa será contratada para operar o sistema. Como o consórcio não dispõe do sistema de containers, que era usado pela Gomes Lourenço, os moradores devem colocar o lixo na calçada apenas nos dias da coleta em seu bairro. O consórcio informou que o serviço foi retomado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.