Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mãe e bebê morrem após parto irregular na Santa Casa de Jales

Obstetra Emerson Algério de Toledo foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira

São Paulo|

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta terça-feira (20), o médico obstetra Emerson Algério de Toledo, suspeito de causar a morte de mãe e filho durante um parto irregular pelo SUS (Serviço Único de Saúde) na Santa Casa de Jales, interior de São Paulo. Toledo já respondia por inquéritos policiais e processos na Justiça Federal por diferenciar o tratamento de gestantes do SUS e particulares, cobrar indevidamente por partos e causar a morte de recém-nascido, sequelas em feto e complicações em partos.

Por causa das irregularidades, Toledo foi descredenciado pelo SUS. Mesmo assim, no fim de semana atendeu uma gestante de 28 anos, funcionária do hospital. O parto teria demorado e o médico então cobrou "por fora" a cesárea. O marido dela, um servente de pedreiro, relatou à PF "que não tinha condições de pagar e acredita que a morte do filho e da mulher teria sido evitada se pudesse pagar". O marido ficou sabendo da morte do filho, um bebê de 4 kg, no sábado (17), e na manhã seguinte, recebeu a informação da morte da mulher.

De acordo com a PF, o médico, mesmo impedido pelo SUS, prestava serviços na Santa Casa de Jales e nos postos de saúde de Dirce Reis, Pontalinda e Jales. Nota divulgada pela PF diz que "as instituições estavam fraudando as informações prestadas ao SUS". A reportagem tentou falar sem sucesso com o advogado de Toledo. A mãe do médico, Elza, não quis se pronunciar. Na Santa Casa de Jales, ninguém da diretoria foi encontrado para falar do assunto.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.