Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mesmo com chuva forte, nível do Cantareira cai 0,1% 

Represa do Guarapiranga cresceu 1,5% de seu volume

São Paulo|Do R7

Chuvas não fizeram nível do Cantareira subir
Chuvas não fizeram nível do Cantareira subir Chuvas não fizeram nível do Cantareira subir

A segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira chegou a 9,3% nesta quarta-feira (26), após registrar queda de 0,1%, conforme dados da Sabesp. Apesar da chuva que acumulou 22,3 mm, conforme a medição da pluviometria do dia, o reservatório chegou ao 224º dia consecutivo sem apresentar elevação no total de água armazenada — a última vez que isso ocorreu foi no dia 16 de abril. Por outro lado, as outras represas do Guarapiranga, Alto Tietê e Alto Cotia foram beneficiadas e acumularam juntas 2,9% de crescimento.

Quem mais se beneficiou com as chuvas foi o Sistema Guarapiranga, que obteve 1,5% de ganho no volume chegando assim aos 33,4%. O Sistema Alto Tietê passou de 27,8% para 29,1%. Em menor quantidade, o Sistema Alto Tietê, que não dispõe de reserva técnica subiu para 5,8% após registrar de 5,7% na terça-feira.

De acordo com o meteorologista Adilson Nazário do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), não chovia de maneira significativa, em São Paulo, desde abril. Como exemplo, o Alto Tietê que acumulou 35 mm da chuva de terça. Em abril, a cidade chegou a acumular chuvas de 37 mm.

Segundo a Sabesp, o Cantareira já atingiu acúmulo de 123 mm de água, o que aponta para o segundo maior índice mensal do ano, perdendo apenas para o mês de de março que teve acúmulo de mais de 193,3 mm de água. O motivo das chuvas não influirem no nível do reserversatório se dá pelo solo seco que não consegue armazenar a água.

Publicidade

A previsão é de que as chuvas voltem a atingir à capital na mesma intensidade das chuvas registradas na última terça (25). Segundo Nazário, do final do mês até dezembro São Paulo pode obter registros de chuvas moderadas.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.