Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério faz inspeção no fluxo de afegãos no aeroporto de Guarulhos (SP)

Pasta informou que pretende concretizar uma ação definitiva para acolher a população afegã que chega ao Brasil

São Paulo|Do R7

Atualmente, cerca de 30 migrantes afegãos estão no local
Atualmente, cerca de 30 migrantes afegãos estão no local Atualmente, cerca de 30 migrantes afegãos estão no local

O Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza nesta quinta-feira (2) uma inspeção no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, para verificar em que situação se encontram os migrantes afegãos no local.

O fluxo migratório e de refugiados aumentou no último ano devido à retomada do poder pelo Talibã e ao fato de que o Brasil é o único país que concede visto humanitário aos habitantes do país do Oriente Médio.

Entre 1º de setembro de 2021 e 6 de dezembro passado, 6.302 vistos foram expedidos aos afegãos. Do total, 3.367 chegaram ao Brasil.

O ministério informou que pretende concretizar uma ação definitiva para acolher a população afegã que chega ao país.

Publicidade

“É fundamental fortalecer as políticas de refúgio para o atendimento desse fluxo migratório, com um olhar humanitário para as necessidades dessas pessoas que chegam de um território com essa grave e generalizada violação de direitos humanos”, explica Sheila de Carvalho, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados.

O terminal 2 do aeroporto de Guarulhos chegou a ter, no auge do fluxo migratório, 300 pessoas vindas do Afeganistão acampadas em barracas. Ao todo, cerca de 2.000 afegãos foram atendidos pelo Posto de Atendimento Humanizado do aeroporto.

Atualmente, cerca de 30 migrantes estão no local. Segundo a pasta da Justiça e Segurança Pública, o processo de atendimento foi normalizado e quem chega ao aeroporto é encaminhado para abrigos disponibilizados pelo poder público local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.