Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre bebê que ficou sem atendimento especializado em hospital de SP

Família não conseguiu vaga para cirurgia necessária para criança, que nasceu com cardiopatia

São Paulo|Giorgia Cavicchioli, do R7

Gabriel ficou uma semana na UTI e apresentou piora na madrugada
Gabriel ficou uma semana na UTI e apresentou piora na madrugada Gabriel ficou uma semana na UTI e apresentou piora na madrugada

O bebê Gabriel Guerreiro Souza Bento, que lutava pela vida na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital Ipiranga, zona sul da capital paulista, morreu nesta terça-feira (12). Ele nasceu há uma semana com uma cardiopatia grave e não conseguiu vaga para a cirurgia de que necessitava.

De acordo com a família, Gabriel apresentou piora do quadro clínico e, durante a madrugada, chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimado. O óbito foi confirmado nesta tarde.

Antes da morte do bebê, a Secretaria do Estado disse que o caso de Gabriel era analisado pela Secretaria Municipal da Saúde que, procurada pelo R7, afirmou que cirurgias como a que Gabriel precisa fazer “são procedimentos de alta complexidade, portando, de competência estadual”.

Nesta quarta-feira (13), após a morte do bebê e a publicação desta matéria, a Secretaria do Estado divulgou carta dizendo que tomou conhecimento do caso na segunda-feira (11) e "iniciou busca de vagas para viabilizar a transferência e o procedimento cirúrgico". Leia a nota na íntegra:

Publicidade

“Em relação à matéria ‘Morre bebê que ficou sem atendimento especializado em hospital de SP’, publicada pelo portal R7 em 12 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclarece que somente por volta do meio-dia de segunda-feira, 11 de julho, foi informada pela regulação municipal sobre o caso do bebê G.G.S.B. — logo após a assessoria ter orientado a reportagem do R7 a direcionar seus questionamentos à Prefeitura.

Até então, a situação estava aos cuidados da central de regulação da prefeitura. Imediatamente ao receber o pedido, a Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross) iniciou busca de vagas para viabilizar a transferência e o procedimento cirúrgico.

Publicidade

No entanto, na manhã de terça-feira, 12, houve piora no quadro clínico do paciente, inviabilizando sua transferência.

O Hospital Ipiranga manteve a criança medicada e sob plenos cuidados da UTI Neonatal. Tratava-se de um caso gravíssimo e mesmo a cirurgia indicada não era garantia de sobrevida, pelos riscos envolvidos.

Publicidade

Anualmente, são realizados cerca de 800 cirurgias cardíacas infantis no Estado, pelo SUS.

Diferentemente do que disse a Secretaria Municipal de Saúde, a realização de cirurgias cardíacas infantis na rede pública não compete exclusivamente ao Estado. Tanto que dois centros de referência, o HCor e a Beneficência Portuguesa, realizam esses procedimentos por meio de convênio com o município. A capital, inclusive, possui regulação própria e pode solicitar apoio para a central estadual de vagas”.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.