Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Motoristas de ônibus de Santo André fazem greve e dez linhas estão paralisadas

Categoria alega desrespeito a leis trabalhistas; pontos e estações de trem estão lotados

São Paulo|Do R7

Motoristas e cobradores de ônibus em Santo André, no Grande ABC, entraram em greve nesta terça-feira (22). Cerca de cem ônibus que fazem dez linhas, e atendem ao Terminal da Vila Luzita, não saíram da garagem. Os passageiros enfrentam pontos de ônibus e estações de trens lotados.

Após reunião entre motoristas e cobradores e o sindicato da categoria, ficou decidido que a greve irá durar até as 17h. Porém, até as 20h30, os trabalhadores continuam reunidos para decidir o futuro da paralisação.

A categoria faz diversas exigências trabalhistas, que alega estarem sendo desrespeitadas pelas empresas de ônibus. Em nota, o sindicato da classe, Sintetra, destaca problemas como o atraso no pagamento do convênio médico dos funcionários e o pagamento do piso que não condiz com as funções exercidas pelos trabalhadores.

O Expresso Guarará atende por volta de 60 mil passageiros todos os dias. Dez linhas, que também atendem o terminal da Vila Luzita, no município andreense, são prejudicadas

Publicidade

Reunião

Uma reunião de motoristas e cobradores, da empresa Expresso Guarará, com o Sindicato decidiu que a greve permaneceria até as 17h, quando seria realizada uma assembléia com os funcionários na sede do Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC. Depois do encontro, os trabalhadores se reuniram novamente e, até as 20h30, não haviam decidido se a greve iria continuar.

Publicidade

Leia abaixo a íntegra da nota:

Desrespeito!

Publicidade

Infelizmente muitas empresas insistem em desrespeitar o direito dos trabalhadores, a Lei Trabalhista e a Convenção Coletiva do setor. Neste mês, as campeãs das irregularidades fazem parte do mesmo grupo - a Expresso Guarará e a São José.

Confiram os absurdos…

Estas empresas estão atrasando o pagamento do convênio médico, colocando o atendimento de seus funcionários e dependentes em risco. Sem contar que o desconto dos dependentes sai do bolso do trabalhador e vai "sabe Deus pra onde". O Fundo de Garantia dos trabalhadores não está sendo depositado. Isto, além de uma grande maracutaia, é contra a Lei!

As empresas estão surrupiando os trabalhadores quando pagam um piso salarial que não condiz com a verdadeira função que este mesmo trabalhador exerce. Isto é contra a nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Além disto, o Pátio das empresas está cheio de buracos, podendo ocasionar um acidente a qualquer momento. A iluminação é péssima, o que atrapalha a vida dos manobristas no período noturno. E a companheirada está pedindo a volta do caixa à noite, pois está acontecendo muitas diferenças na contagem das férias.

O Sindicato enviou uma pauta para os responsáveis pelas empresas exigindo que todas estas irregularidades sejam sanadas imediatamente. Caso isto não ocorra, nós estaremos tomando as medidas cabíveis perante o Ministério Público do Trabalho.

Estamos de olho!

Leia mais notícias de São Paulo

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.