Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Movimento por moradia ameaçado de despejo cria festival cultural

Neste sábado, dia 24, a partir das 15h, mais de 30 artistas participarão do Okupa Mauá Okupa

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

Há dez anos moradores fazem mutirões na ocupação
Há dez anos moradores fazem mutirões na ocupação Há dez anos moradores fazem mutirões na ocupação

Localizada ao lado da estação ferroviária da Luz, no centro de São Paulo, a Ocupação Mauá, formada por famílias do movimento por moradia, completou 10 anos de existência em março deste ano.

Antes da ocupação, o imóvel que era um hotel ficou abandonado por duas décadas em um processo de degradação que atingiu também toda a região do centro velho da capital.

Em 2007, quando as famílias trabalhadoras ocuparam o edifício, o hotel abandonado ganhou um novo sentido de uso e parte da região foi revitalizada. Há dez anos seus moradores organizam constantes mutirões para a limpeza, reforma e conservação do imóvel.

O local é abrigo e convivência de quase 300 famílias de trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda que encontraram, na ocupação, uma alternativa para o aluguel cada vez mais alto e as dificuldades de moradia nas distantes periferias da capital.

Publicidade

No sábado, dia 24 de junho, a partir das 15h, um grande evento cultural batizado de Okupa Mauá Okupa, acontecerá no grande pátio comunitário da ocupação.

A população em geral poderá conhecer e compartilhar um pouco do dia-a-dia das famílias que vivem ali neste grande encontro regado a muita música, poesia, grafite e teatro.

Publicidade

O festival Okupa Mauá Okupa também marca o início de mais uma batalha da ocupação contra um pedido judicial de despejo.

As famílias querem negociar com a prefeitura e com os proprietários do imóvel, que estão com os impostos atrasado, uma alternativa para a compra do imóvel e a implantação de um projeto para moradias populares.

Publicidade

Confira a programação. A Ocupação Mauá fica na rua Mauá, 340, bem ao lado da estação Luz do Metrô

Confira a história da Ocupação Mauá no documentário LEVA, feito pela produtora Preta Pôrte Filmes, em 2012:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.