Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP apresenta termo para Prevent Senior cessar uso do 'kit Covid'

Empresa também poderá pagar multa, ainda não calculada, por danos morais coletivos 

São Paulo|

Donos da Prevent Senior se reuniram com o Ministério Público de São Paulo
Donos da Prevent Senior se reuniram com o Ministério Público de São Paulo Donos da Prevent Senior se reuniram com o Ministério Público de São Paulo

O Ministério Público de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (15) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto aos dirigentes da Prevent Senior para cessar a distribuição e a administração de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19 entre os segurados da operadora de saúde.

O promotor de Justiça Arthur Pinto Filho, responsável pela investigação na esfera cível, se reuniu com os irmãos Fernando e Eduardo Parrillo, donos da empresa, para conversar sobre o acordo. Também estiveram presentes ao encontro representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), do Sindicato dos Médicos de São Paulo e da Associação Paulista de Medicina.

Caso seja assinado, o TAC livra a operadora de uma eventual ação civil pública pela conduta durante a pandemia. Além do cumprimento das dez cláusulas previstas, a Prevent Senior deverá pagar uma multa por danos morais coletivos que ainda não foi calculada. Uma nova reunião está prevista dentro de uma semana para selar ou não a assinatura do termo.

De acordo com o promotor, os irmãos Parrillo foram "colaborativos" e a expectativa é que o acordo seja assinado. Ele também afirmou que não há margem para a retirada de cláusulas do documento.

Publicidade

"O TAC tem uma unidade, não dá para tirar alguma coisa dele. São dez cláusulas. Não dá para retirá-las. Isso já ficou muito claro. O que se pode fazer é algum ajuste", disse Pinto Filho em entrevista coletiva após a reunião.

O acordo gira em torno de dois eixos: impedir a continuidade da distribuição de medicamentos sem eficácia para tratar pacientes com coronavírus, seja na forma do "kit Covid" ou por prescrição individualizada, e acabar com eventuais tratamentos experimentais na rede Prevent Senior.

Publicidade

"É uma coisa inacreditável que ainda se discuta isso no Brasil", disse o promotor. "Ninguém no mundo civilizado fala mais em cloroquina e hidroxicloroquina", acrescentou.

O TAC prevê dois mecanismos de controle principais: a instituição da figura de um ombudsman contratado e pago pela Prevent Senior para recolher sugestões e críticas dos segurados da operadora e a criação de um conselho gestor com 40 membros, entre usuários, executivos da operadora e profissionais de saúde, para orientar os dirigentes dos hospitais da rede.

Publicidade

Em caso de descumprimento das cláusulas, seriam aplicadas multas que variam de R$ 10 mil a R$ 100 mil por ocorrência. A fiscalização dos termos do acordo caberá, segundo o promotor, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e aos próprios familiares, que poderão comunicar-se com o Ministério Público em caso de irregularidades.

Sobre a reunião, a empresa declarou: "A Prevent Senior considerou positiva a reunião e avaliará a proposta apresentada".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.