Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulheres vítimas de violência terão acolhimento no Terminal Jabaquara

Ação ocorrerá na terça-feira (10) das 10h às 12h em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha e ao Agosto Lilás 

São Paulo|Rodrigo Martinez, da Agência Record

Ação de acolhimento de mulheres vítimas de violência ocorreu em outros anos
Ação de acolhimento de mulheres vítimas de violência ocorreu em outros anos Ação de acolhimento de mulheres vítimas de violência ocorreu em outros anos

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) vai realizar, das 10h às 12h da terça-feira (10), uma ação de acolhimento a mulheres vítimas de violência no Terminal Jabaquara, em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha e ao Agosto Lilás.

Leia também

A Lei 11.340/2006 tem como intuito coibir e prevenir a violência contra as mulheres, buscando ampará-las com medidas protetivas contra o agressor. Com o objetivo de reforçar a importância da Lei Maria da Penha, a Campanha Agosto Lilás busca fazer com que as vítimas se sintam acolhidas e consigam contar o que passam.

A ação voltada para as passageiras do Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU terá orientações, roda de conversa, atuação de psicóloga para mediação, painel para registrar mensagens e a distribuição de 100 sabonetes líquidos e 200 máscaras.

Como forma de ajudar as mulheres a conseguirem identificar a violência vivida e se sentirem acolhidas para expor o que passam, a EMTU criou no Terminal Metropolitano São Mateus, na zona leste da capital, o projeto Por Elas, Pelo Olhar Ressignificamos, um posto de atendimento para mulheres em situação de violência.

Publicidade

O Por Elas possui uma equipe composta por profissionais de nível superior que atuam nas áreas da Saúde e Assistência Social para acolher e orientar mulheres vítimas de assédio e agressões nos casos de violência doméstica.

Elas são encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, aos NPV - Núcleos de Prevenção à Violência e a equipamentos municipais como Delegacia de Defesa da Mulher, CDCM Casa Cidinha Kopckap e outros serviços.

Publicidade

O posto de acolhimento funciona há quatro meses na Plataforma D do Terminal São Mateus, todas as segundas-feiras das 9h às 12h, com profissionais à disposição para conversar, orientar e atender as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A violência contra a mulher vai além da física. Estão inclusas também violência psicológica, quando há xingamentos, humilhações, chantagem emocional, ameaça de morte ou a mulher é controlada pelo companheiro, violência sexual, caso a mulher seja forçada a ter relações sexuais, impedida de usar métodos contraceptivos ou obrigada a realizar um aborto, moral, situações em que a mulher é difamada, caluniada ou injuriada pelo parceiro e patrimonial, quando ocorre a destruição de pertences da mulher, controle de contas bancárias, destruição de objetos de trabalho e abandono material.

Com a supervisão de Edilson Muniz, da Agência Record

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.