12 de Fevereiro de 2012

Previsão da Sabesp é de que situação esteja normalizada até amanhã de manhã
A Sabesp, empresa que fornece água, informou, por volta das 13h30 desta quarta-feira (11) que 3 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo ainda estão sem água por causa do apagão desta madrugada. O desabastecimento foi reduzido nas últimas horas de 6,7 milhões.
As regiões mais afetadas na capital são:
- Sul: Pinheiros, Jardim Ângela e Jardim São Luiz;
- Norte: Casa Verde e Brasilândia;
- Central: Consolação.
A previsão é de que o abastecimento seja normalizado na manhã desta quinta-feira (12).
Cerca de 20 milhões de habitantes da Grande São Paulo ficaram sem água por causa do apagão elétrico. Com a falta de energia a partir das 22h13, todas as estações de tratamento de água da Sabesp deixaram de funcionar. A empresa informou que, assim que eletricidade voltou, as equipes de operação e manutenção iniciaram os procedimentos necessários para normalizar os sistemas de abastecimento. Às 9h, cerca de 6,7 milhões de pessoas ainda estavam sem água, sendo que 3 milhões estão na região central que é abastecida pelo sistema da Cantareira e que estava funcionamento parcialmente.
A regiao sul foi uma das mais prejudicadas, porque, quando houve a volta da energia, uma tubulação dentro da estação ABV se rompeu. O conserto só terminou às 8h30 e voltou a operar às 9h. Cerca de 3,7 milhões ficaram sem água por causa disso. Estavam desabastecidas toda a região sul da capital e os municípios Taboão, Embu, Embu-Guaçu e Itapecirica.
A Sabesp informou que diferentemente do abastecimento de energia elétrica, que imediatamente após o funcionamento das turbinas a energia chega às casas, no caso do fornecimento de água a normalização do sistema não é tão simples. Isso ocorre porque é necessário encher as tubulações e os reservatórios de água tratada e a água tem que percorrer longos caminhos até atingir cada um dos pontos de abastecimento. Além disso, a água enche primeiro os pontos baixos para, somente depois, chegar nos mais altos e distantes.
Na região leste, responsável pelo abastecimento de 3 milhões de habitantes, o fornecimento foi restabelecido às 4h. Na região oeste, a operação começou às 5h.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7