R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 13/09/2010 às 18h28:

Cresce insatisfação por causa
da poluição em SP, diz Ibope

Pesquisa aponta 36% "totalmente insatisfeitos" com controle da poluição do ar

João Varella, do R7

Publicidade

O paulistano está cada vez mais insatisfeito com o controle da poluição do ar na cidade, revela pesquisa encomendada pela ONG Movimento Nossa São Paulo ao Instituto Ibope. Dos 21% que se diziam “totalmente insatisfeitos” nesse quesito em 2009, o número saltou para 36% neste ano. A percepção da qualidade do ar na cidade também piorou, com aumento de 13 pontos percentuais de um ano para o outro (de 23%, em 2009, para 36%, em 2010). Nesses itens, só 1% dos entrevistados se dizem “totalmente satisfeitos”.

Os dados são uma prévia do estudo anual feito pela ONG, que deve ser divulgado por completo em 16 de setembro, quando o movimento realiza uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial sem Carro. A organização defende que os critérios da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para determinar a qualidade do ar sejam alterados.

O levantamento pediu para que 805 paulistanos dessem nota entre um e dez para vários quesitos relacionados à mobilidade urbana. Nota um é considerada como “totalmente insatisfeito” e nota dez, “totalmente satisfeito”.

Na média, os entrevistados deram nota três para a qualidade do ar de São Paulo. No ano passado, a nota era 3,6. O item “controle da poluição” também teve queda – de 3,7, em 2009, para 3,2 neste ano.

As entrevistas aconteceram entre 25 e 30 de agosto, época em que a cidade passava por um longo período de baixa umidade relativa do ar, o que dificulta a dispersão de agentes poluentes. O mês de agosto foi o mais poluído desde 2007. 

Setembro também teve dias de tempo seco. Nesta segunda-feira (13), a cidade registrou temperatura de 30ºC e umidade relativa do ar de 15%, o que motivou estado de alerta na região.

O engenheiro e doutor pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) Paulo Afonso André, um dos coordenadores do LPAE (Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental), diz que a pesquisa é coerente, já que, além do período de estiagem, São Paulo teve um notável crescimento no número de veículos circulando pela cidade.

– A fonte majoritária da poluição em São Paulo são os veículos. Nitidamente, a quantidade de carros colocadas nas ruas aumentou, o que piorou os congestionamentos e a qualidade do ar.

A professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Regina Cardoso, que tem doutorado em epidemiologia pela University of London (Universidade de Londres), afirma que não há "solução mágica" para resolver o problema da poluição. Para ela, é necessário restringir o número de automóveis por meio da melhoria do transporte público.

O coordenador da secretaria executiva do Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, destaca que a pesquisa também revelou que o assunto poluição já faz parte do debate público da cidade. Entre os entrevistados, 81% disseram que a poluição do ar "afeta muito" a qualidade de vida. Outros 16% afirmaram que afeta pouco - ou seja, 97% se dizem afetados pela qualidade do ar de alguma forma.

Outro lado
A Prefeitura de São Paulo foi procurada para comentar os resultados preliminares da pesquisa, mas não deu retorno até o momento em que a reportagem foi publicada. Em contatos anteriores, o governo municipal disse que tem diversos programas que visam melhorar a qualidade do ar no município, como a inspeção veicular obrigatória e programas de plantios de árvores.

A gerente da divisão de qualidade do ar da Cetesb, Maria Helena Martins, ressalta que houve melhora na qualidade do ar na última década em relação aos anos 80 e 90. Em 1997, segundo ela, o padrão de partículas finas foi excedido 65 vezes. Em 2009 e 2010, não foi excedido nenhuma vez.


Veja Relacionados:  São Paulo, SP, poluição, ar,
São Paulo  SP  poluição  ar 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping