R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 02/08/2011 às 22h51:

Defesa Civil envia ajuda para
municípios do Vale do Ribeira

Mais de 4.000 pessoas foram desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes

Agência Estado

Publicidade

A Defesa Civil autorizou, nesta terça-feira (2), o envio de apoio humanitário aos municípios de Ribeira, Itapirapuã Paulista, Barra do Turvo, Iporanga e Eldorado, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Eles foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.

O grande volume de água provocou inundações, interrupções nos serviços de telefonia, energia elétrica e distribuição de água, além de ter deixado diversas famílias desalojadas e desabrigadas. Equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil foram deslocadas para a região para atender as famílias atingidas.

Ao todo, o governo de São Paulo encaminhará cerca de 10 toneladas de produtos de primeira necessidade como cestas básicas, colchões, produtos de higiene, limpeza, roupas de cama e banho e vestuário. Além disso, haverá reforço nos estoques estratégicos de produtos de primeira necessidade nos municípios de Registro e Apiaí.

As concessionárias fornecedoras dos serviços de água, luz e telefone já foram notificadas para providenciar o restabelecimento dos sistemas. Em caráter emergencial, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) encaminhou cerca de 50 mil litros de água para o atendimento à população.

Expulsos de casa

Mais de 4.000 pessoas foram desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes que atingem o Vale do Ribeira. A situação mais crítica foi registrada em Eldorado, onde o rio Ribeira de Iguape ficou 8 metros acima do nível normal e as águas invadiram a região central da cidade. Os desabrigados foram levados para centros comunitários, escolas e igrejas.

Em Jacupiranga, a cheia atingiu parte do centro e o bairro Hélio Rossetti. Pelo menos 50 famílias (cerca de 300 pessoas) ficaram desalojadas, segundo a prefeitura. As águas dos afluentes do rio Ribeira cobriram pontes e estradas rurais. Nove bairros ficaram completamente ilhados. Em Iporanga, onde o nível do rio também subiu oito metros acima do normal, alagando a zona ribeirinha, dezenas de moradores foram transferidos para uma escola.

As chuvas continuavam caindo nas cabeceiras do rio, elevando de 100 para 200 o número de famílias desabrigadas em Iporanga. A cidade, na divisa de São Paulo com o Paraná, continuava hoje sem acesso para o interior paulista. Em Barra do Turvo, a prefeitura contabilizou 40 desabrigados. Estradas rurais estavam cobertas pelas águas do rio Turvo, afluente do Ribeira. 

Em Itapirapuã Paulista, 100 pessoas foram desalojadas e pelo menos duas famílias tiveram de ser removidas de áreas de encostas. A enchente chegou hoje na cidade de Registro. Uma família teve de ser removida no bairro Vila Nova. 

Assista ao vídeo:


 
Veja Relacionados:  defesa civil,ajuda,eldorado,vale do ribeira
defesa civil  ajuda  eldorado  vale do ribeira 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping