Advogados que representam o casal Nardoni deve se reunir nesta terça-feira (30)
João Varella, do R7
Texto:
A equipe de advogados do casal Nardoni marcou uma reunião para esta terça-feira (30) a fim de decidir quais recursos serão usados em benefício do casal condenado na madrugada do último sábado (27). Em entrevista ao R7, o advogado Ricardo Martins esclareceu que a defesa pode apelar para três recursos na Justiça até a próxima sexta-feira (3).
Falando apenas em tese, Martins esclareceu que uma lei permitia de forma praticamente automática um novo júri em casos de condenação superior a 20 anos. Essa regra foi abolida pela Lei 11.689, de junho de 2008. Como estava vigente na data do crime, 29 de março de 2008, pode ser que a regra tenha validade.
Outra questão é o recurso de apelação de primeira instância, a qual a defesa já entrou com um pedido e deve argumentar nos próximos dias. A defesa pode alegar, por exemplo, que os jurados se basearam em argumentos que não estavam nos autos, influenciados pelo clamor popular, por exemplo. Especialistas consultados pelo R7 confirmam essa possibilidade.
Se o Tribunal de Justiça entender que a defesa tem razão, pode anular o juri popular que condenou o casal, solicitando uma nova sessão. Segundo Martins, os desembargadores não podem absolver os reús.
Se a defesa quiser, pode usar todos os recursos e argumentos - um não anula o outro. Martins, que representa o casal Nardoni desde o começo do caso, não quis antecipar quais são suas ideias sobre os passos que a defesa deve seguir.