R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 28/05/2012 às 15h54:

Suspeito de colocar fotos de Dieckmann nua em site do governo pode ter participado de fraudes financeiras

Ele é responsável por clonar páginas de bancos e empresas de cartões de crédito

Fernando Gazzaneo, do R7

Publicidade

O adolescente, de 17 anos, que invadiu o site da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) no dia 15 de maio e publicou fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann também pode estar envolvido em fraudes financeiras contra bancos e empresas de cartão de crédito. A informação foi confirmada pelo delegado Helio Bressan, do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), afirmou nesta segunda-feira (28). 

O jovem, que ainda está no ensino médio, participou da criação de páginas falsas de bancos e cartões de crédito. De acordo com o delegado, ele e outros integrantes do grupo usariam informações dos clientes, que colocavam dados pessoais na página clonada, para comprar pela internet e fazer saques. Bressan disse ainda que a invasão do site da Cetesb deve ter rendido dinheiro ao grupo, pois ele teve acesso a documentos sigilosos. 

— Outro suspeito que atuava com o adolescente comprou, de uma só vez, nove tablets. Esse é um indício de que o ataque às páginas na internet já renderam lucros para eles. Esse jovem [detido hoje] é um hacker, mas já estava dando seus passos como cracker [quando a pessoa começa a atingir empresas com objetivo de ganhar dinheiro com a ação]. 

Leia mais notícias em São Paulo 

A polícia chegou até o jovem a partir de uma assinatura (uma espécie de apelido com letras e números) que ele deixou na página da Cetesb para mostrar à outras gangues de hackers que a ação havia sido feita por ele. Ele foi detido, na manhã desta segunda-feira (28), na escola de informática onde dá aulas, em Carapicuíba (Grande SP). 

Site da Cetesb volta a funcionar após invasão exibir fotos de Carolina Dieckmann


Computadores do local de trabalho e da casa do adolescente foram recolhidos pela polícia para serem periciados. Só depois da análise desses equipamentos recolhidos será possível apontar a extensão das fraudes financeiras praticadas pelo adolescente. Bressan disse que não sabe dizer quanto o menor de idade tenha lucrado com a ação criminosa. 

Bressan também confirmou que o mesmo adolescente participou da invasão da página da Prefeitura de Carapicuíba. Outros dois suspeitos de praticarem crimes eletrônicos junto com o jovem já foram identificados. Eles também são menores de idade e ainda não foram detidos. 

— A investigação vai continuar, inclusive, para outros estados. O que encontramos pode ser apenas a ponta do iceberg. Nós trabalhamos com a hipótese de que o adolescente foi usado por outras pessoas, pois ele é menor de idade e não será preso. Mas também sabemos que ele participou da invasão de sites governamentais e de empresas. 

O delegado responsável pelo caso da invasão do site da Cetesb afirmou que não há ligação entre o menor e os hackers que roubaram as fotos de Carolina e a chantagearam. 

Por volta das 15h30 desta segunda-feira, o jovem era ouvido pela polícia acompanhado dos pais, que ficaram muito abalados quando descobriram o que o filho fazia, disse o delegado. O menor de idade voltará para a casa depois de prestar depoimento.  

— [O adolescente é levado à Fundação Casa] só quando tem uma grave ameaça e com o uso de violência. Nesse caso, o jovem que invadiu a página Cetesb será liberado após de prestar esclarecimentos. 

Assista ao vídeo:

Veja Relacionados:  polícia,cetesb,carolina,dieckmann
polícia  cetesb  carolina  dieckmann 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping