R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 04/03/2010 às 19h24:

Morre aos 80 anos o cantor Johnny Alf,
precursor da bossa nova

Compositor tratava câncer na próstata há três anos

Do R7

O cantor e compositor Johnny Alf morreu no final da tarde desta quinta-feira (4) no Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria de imprensa do hospital.

O hospital informou, por meio de nota, que a causa da morte foi "falência de múltiplos órgãos decorrente de neoplasia de próstata". O cantor vinha tratando um câncer na próstata há três anos no hospital e passou por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, além de uma cirurgia urológica. Ele tinha 80 anos e vivia numa casa de repouso em Santo André.

Durante o tempo em que esteve internado, Johnny Alf integrou o coral de cordas e vozes do Hospital Mário Covas. Em maio de 2008, ele foi homenageado pelo grupo durante uma apresentação comemorativa dos 50 anos da Bossa Nova, que teve ainda a participação de Toquinho. 

De acordo com seu empresário, Nelson Valencia, ele estava internado desde a última segunda-feira (1) no Hospital Mario Covas para tratar de um tumor na próstata. Valencia disse que o tumor estava em quadro grave, bastante avançado.

O corpo do cantor será velado nesta sexta-feira (5), no teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, região central de São Paulo. Johnny Alf será enterrado no cemitério do Morumbi.

Vida e carreira

Alfredo José da Silva, mais conhecido como Johnny Alf, nasceu em 19 de maio de 1929, no bairro de Vila Isabel, na zona norte do Rio. Começou a estudar piano ainda garoto e trocou a música erudita pela popular.

Logo o rapaz se tornou um gênio do instrumento. No Beco das Garrafas, berço da bossa nova, Tom Jobim, Menescal, João Donato, Carlos Lyra e Sergio Mendes, entre outros, ouviam e aprendiam com o moderno Johnny Alf.

Alf é responsável por sucessos importantes da bossa, como Céu e Mar, Ilusão à-toa, O que é Amar, Fim de Semana em Eldorado e o maior deles, Eu e a Brisa.

 

Veja Relacionados:  Johnny Alf
Johnny Alf 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping