R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 09/03/2010 às 06h31:

Novas pistas da marginal Tietê devem atrair
ao menos 2.800 carros, calcula especialista

Para consultores, obra não desafogará trânsito; inauguração deve ser no final deste mês

Camilla Rigi, do R7

A inauguração das novas pistas da marginal Tietê - via central com três novas faixas - está prevista para o final deste mês, mas o motorista não deve sentir tão cedo as melhorias no trânsito prometidas pelos governos municipal e estadual. Isso porque a via continuará em obras até outubro, quando estão previstas as entregas das novas pontes e viadutos.

Especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que, mesmo após a conclusão da obra, será necessário tempo para avaliar se o investimento de R$ 1,3 bilhão valeu a pena.

Para o consultor em trânsito Horácio Figueira, existe o risco de, assim que liberadas, as novas faixas da marginal já ficarem saturadas. Ele se baseou em cálculo que considera que parte dos usuários de trem que vai diariamente da zona leste ao centro ou à zona oeste da cidade vai migrar para a marginal.

– O sistema de trilhos transporta cerca de 100 mil pessoas por hora e por sentido. Se esse sistema perder 4% dos usuários, serão 4.000 pessoas que vão usar o carro. Considerando a média da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de 1,4 pessoa por veículo, são 2.800 carros a mais nas ruas. Aí já se foram duas novas faixas da marginal.

Figueira pondera que, se deparando com os congestionamentos rotineiros, o motorista possa rever sua decisão e voltar ao transporte público. Mas, esse período de adaptação deve levar pelo menos um mês.

O consultor admite, contudo, que deve haver uma melhoria na circulação, principalmente, nos horários fora do pico (entre 7h e 10h e entre 17h e 20h).

– Vai dar um alívio fora do pico. Se hoje a marginal ficava 12 horas com congestionamento, isso vai diminuir.

Sérgio Ejzenberg, também especialista em trânsito, explica que o impacto da ampliação da marginal não pode ser analisado considerando-se apenas o comportamento da via. Ele afirma que o que realmente importa para o motorista é se sua viagem, normalmente iniciada fora da marginal, vai ter o tempo reduzido.

– Com a marginal fluindo bem, ela vai jogar mais carros em corredores que não foram modificados e o tempo nesses corredores vai aumentar.

Para Ejzenberg, a obra que deveria proporcionar alívio no trânsito pode travar algumas vias na cidade.

A obra

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) informou que, nesta primeira fase de ampliação, devem ser entregues seis nova faixas, três em cada lado, ao longo dos 23 km da marginal Tietê. Até a última sexta-feira (5), estavam prontos e liberados para o uso 13,7 km de novas pistas.

O cálculo do CET é que, após a obra pronta, haja redução de 33% no tempo das viagens pela pista expressa. A marginal é hoje a via mais movimentada do país, por onde passam diariamente 6% de toda a carga do país.

Redução da velocidade

Com a entrega das novas pistas, a CET também vai diminuir a velocidade de ônibus e caminhões na via expressa da marginal Tietê, de 90 km/h para 70 km/h. A companhia informou que tomou a medida para evitar acidentes, uma vez que a fluidez deve aumentar e os motoristas podem “abusar” da velocidade.

Para o consultor Ejzenberg, a medida veio tarde. Ele explicou que os caminhões, por serem maiores, têm mais dificuldade para frear ou fazer alguma manobra evasiva.

– É normal o caminhão dar um 'L' ou tombar na hora de tentar desviar de alguma coisa. A medida pode ajudar a reduzir os acidentes.

Os radares devem ser adequados assim que as novas pistas estiverem liberadas. Como eles têm leitura automática de placas (LAP), “sabem” diferenciar os tipos de veículos.

Veja Relacionados:  marginal Tietê, ampliação,obras, trânsito
marginal Tietê  ampliação  obras  trânsito 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping