27 de Maio de 2012
Terreno onde foi doado à prefeitura pela companhia aérea

A construção da Praça Memorial 17 de Julho, que será construída na avenida Washington Luiz, em frente ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, custará cerca de R$ 8 milhões, segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
– Vamos começar o processo de licitação em agosto para definir o executor do projeto.
A praça será uma homenagem às 199 vitimas da tragédia ocorrida com um avião A320 da TAM.
A previsão é que as obras sejam iniciadas em meados de janeiro e estejam concluídas até julho de 2012, segundo o prefeito.
– A cerimônia do próximo ano será realizada na praça-memorial.
Neste domingo (17), dia em que a tragédia envolvendo o avião A320 da TAM completou quatro anos, a associação de familiares e a Prefeitura promoveram um ato ecumênico. Houve presença de cerca de 500 pessoas.
Também neste domingo, o prefeito Kassab e o presidente da Afavitam (Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAMJJ3054), Dario Scott, assinaram um protocolo de intenções para a construção da praça no local do acidente. O terreno onde ficava o prédio da TAM foi doado à prefeitura pela companhia aérea a pedido da associação das vítimas. Os terrenos de um posto de gasolina e de outros oito imóveis, que ficavam no mesmo quarteirão, foram desapropriados pela Prefeitura.
Surpresa
O prefeito disse que há planos de, no futuro, estender a praça até a avenida dos Bandeirantes.
– Essa e a principal porta de entrada para a zona Sul da cidade, pela avenida dos Bandeirantes. Do ponto de vista urbanístico, há lógica em ampliar .
Segundo ele, a decisão final será de seu sucessor. Se levado adiante o plano de expansão, outras desapropriações precisarão ocorrer. O prefeito admitiu que o assunto não foi discutido com moradores da região.
O presidente da Afavitam JJ3054, Dario Scott, disse que o anúncio de Kassab, em relação a uma possível ampliação da praça, "foi uma surpresa".
– É importante para a cidade de São Paulo ter mais áreas verdes, mas obviamente há a questão dos moradores do entorno, que devem ser consultados.
Scott disse que a entidade pleiteia junto à Prefeitura e ao governo do Estado apoio para a criação de uma escola técnica para formar profissionais especializados em segurança de transporte aéreo.
– Isso tem tudo a ver com o momento atual, com o crescimento do transporte aéreo.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7