R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 10/01/2011 às 15h01:

Prefeitura de SP anuncia 3 novos corredores de ônibus; via na Radial Leste vai ligar centro e av. Aricanduva

Objetivo é aumentar velocidade dos coletivos em 15%

João Varella, do R7

Publicidade

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (10) que estuda implementar três novos corredores de ônibus. O principal deles será na Radial Leste – via que faz a ligação entre as zonas leste e centro. Estudo preliminar da Secretaria Municipal de Transportes aponta que o corredor ligará a avenida Aricanduva e ao parque Dom Pedro II - o que daria aproximadamente 9 km de extensão.

Outro corredor vai ligar as estações do Metrô Capão Redondo (linha 5-Lilás) até o Vila Sônia (linha 4-Amarelo). O terceiro vai partir do terminal de ônibus Casa Verde e vai até o centro – o itinerário ainda está por ser definido.

No total, serão investidos R$ 60 milhões nesses corredores e em uma rótula central – um conjunto de vias que vai circular a região central da cidade. O governo municipal quer que as obras comecem a ser executadas ainda neste ano. Não foram prometidas datas para as inaugurações.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, a meta é ampliar a velocidade dos corredores de ônibus em 15%. Outra ação que deve auxiliar a prefeitura a chegar a essa meta é a requalificação de sete corredores de ônibus.

Reportagem do R7 de maio do ano passado apontou que os coletivos andam com velocidade entre 12 km/h e 19 km/h nas faixas exclusivas – menos que uma carroça ou um maratonista. A informação era da pesquisa Desempenho do Sistema Viário Principal de 2009. O R7 pediu diversas vezes aos órgãos de trânsito da cidade os dados atualizados dessa pesquisa, que é realizada anualmente, mas não houve retorno. 

Esse aumento na velocidade média, de acordo com branco, seria o equivalente a inserir 2.250 novos ônibus em São Paulo. Em setembro de 2010, o R7 noticiou que a capacidade dos ônibus na cidade cresceu 1% entre 2005 e 2009, enquanto o número de viagens aumentou 15% no mesmo período. 

As metas dos corredores se inserem dentro de um grupo de objetivos anunciados nesta segunda-feira (10) pela prefeitura. O governo municipal também pretende investir R$ 1 bilhão no Metrô e reduzir a velocidade máxima das vias de São Paulo a fim de diminuir em 10% as mortes no trânsito.


 
Veja Relacionados:  KAssab, prefeito, Sâo Paulo, corredores, ônibus
KAssab  prefeito  Sâo Paulo  corredores  ônibus 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping