R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias

Icone de São Paulo São Paulo

publicado em 27/02/2010 às 19h18: atualizado em: 27/02/2010 às 19h27

Terremoto no Chile provoca reflexos em São Paulo e bombeiros recebem cerca de cem chamados

Cerca de cem chamados foram atendidos e em apenas um caso foi necessário vistoria

Do R7, com Agência Record e Agência Estado

O terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu na madrugada deste sábado (27) o Chile e que deixou mortos e muita destruição, também foi sentido em São Paulo. O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de cem chamados na madrugada. A maioria era de pessoas com medo devido a pequenos abalos, segundo os bombeiros. Ninguém ficou ferido. 

Em apenas um desses chamados foi necessária uma vistoria. O local é o número 527 da rua Brigadeiro Tobias, no centro, onde funciona setores da Polícia Civil. Até por volta das 15h30 deste sábado o número de mortos confirmados era de 147.

Interior – Em São José dos Campos (97 km de São Paulo), moradores de apartamentos localizados entre o 17º e o 22º andares do condomínio Nacional, na região central da cidade, também sentiram os reflexos do terremoto ocorrido no Chile.

O chileno Lucas Herrera, de 72 anos, nascido em Concepción, mora no 22? andar do prédio. Ele disse que já estava dormindo, por volta das 3h30, enquanto sua esposa assistia televisão, quando o apartamento começou a balançar e o lustre tremeu.

- Ela me acordou e logo depois, uns cinco minutos, o prédio novamente balançou e aí eu registrei em vídeo, com a máquina fotográfica


Acostumado a esse tipo de fenômeno, Herrera, a mulher Ester Gonzalez, de 69 anos, e uma filha, também chilenas, preferiram ficar no apartamento. 

- Se acontecesse alguma coisa não daria tempo de chegar ao térreo.

O que deixou a família preocupada foi a diferença entre as construções aqui do Brasil e aquelas de seu país.

- Lá é tudo muito mais reforçado e as construções são preparadas para esse tipo de ocorrência.

No Brasil há 34 anos, Herrera disse que assistiu ao maior terremoto que atingiu seu país e sua região, em 21 de maio de 1960.

- Lá os abalos são uma rotina e a gente costuma nem dar bola para um tremor como esse que vivemos nessa madrugada. 

Abalo - O epicentro do terremoto foi no mar na região chilena de Maule, no Oceano Pacífico, a cerca de 115 km de Concepción e com 35 km de profundidade. O tremor ocorreu às 3h34 (4h34 em Brasília).

Outros abalos de menos magnitude – situação comum quando ocorrem catástrofes desse tipo – também foram registrados momentos depois do tremor principal.

A situação fez ainda com que o Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) emitisse alerta para tsunamis. 

O terremoto provocou muita destruição e mortes em várias cidades do país, entre elas Concepción, a segunda maior do Chile, com cerca de 600 mil habitantes, e a capital, Santiago do Chile.

No Brasil, a Infraero (estatal que administra os aeroportos no país), informou que 32 voos foram suspensos neste sábado.

 


Veja Relacionados:  terremoto, réplicas, chile
terremoto  réplicas  chile 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping