Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nove praias da região de São Sebastião devem ser evitadas por banhistas após vazamento de óleo

Produto vazou no mar na última sexta-feira; vistoria irá avaliar danos ambientais 

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Nove praias de São Sebastião devem ser evitadas por banhistas
Nove praias de São Sebastião devem ser evitadas por banhistas Nove praias de São Sebastião devem ser evitadas por banhistas (REGINALDO PUPO/ESTADÃO CONTEÚDO)

O vazamento de um oleoduto do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), pertencente à Transpetro/Petrobrás, na última sexta-feira (5) atingiu algumas praias de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. De acordo com a prefeitura do município, em razão do vazamento, a Vigilância Sanitária pede que os banhistas não frequentem nove praias da região central e da costa norte até que numa análise mais criteriosa dos impactos seja realizada.

As praias que devem ser evitadas são: Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada. Em toda a região afetada há relatos de forte cheiro de produto químico nas águas.

O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, fará uma vistoria pela orla do município na manhã do próximo domingo (7), para avaliar os impactos do vazamento do óleo. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o acompanhará na vistoria.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

De acordo com Primazzi, é importante verificar a situação após os trabalhos iniciais de contenção, para determinar as ações seguintes que serão tomadas pelo município, tanto em relação ao ambiente, “quanto na esfera das ações jurídicas”.

Segundo nota da prefeitura, o secretário de meio ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego, declarou que a cidade ainda não recebeu qualquer notificação oficial por parte da empresa. Ele assegura que o vazamento foi de grandes proporções e segundo o que conseguiu apurar, começou por volta das 17h.

Publicidade

— Não sabemos ainda se é óleo, mas dá para afirmar que é um derivado de petróleo. O vazamento foi de grandes proporções, tanto que atingiu várias praias. Não podemos descartar que esse produto se espalhe ainda para as cidades vizinhas.

A Transpetro (Petrobras Transporte) confirmou que por volta das 17h50 de sexta-feira (5) foi detectado um vazamento de combustível marítimo no píer do Tebar, em São Sebastião. Em nota, a empresa informou que "imediatamente, equipes de contingência foram acionadas e, durante toda a noite e a madrugada, atuaram na contenção do vazamento e na remoção do produto. No local da ocorrência, no entorno do píer, o processo de limpeza está sendo concluído".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.