Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de desabrigados em Cubatão chega a 256, diz prefeitura

Em um bairro da cidade, o rio transbordou durante a noite e invadiu dezenas de casas 

São Paulo|Do R7

A prefeita de Cubatão decretou neste sábado (23) estado de emergência na cidade por causa da chuva
A prefeita de Cubatão decretou neste sábado (23) estado de emergência na cidade por causa da chuva A prefeita de Cubatão decretou neste sábado (23) estado de emergência na cidade por causa da chuva

O temporal que alagou ruas e casas na cidade de Cubatão — a 56 km de São Paulo — deixou ao menos 256 pessoas desabrigadas, conforme um levantamento da prefeitura no fim da tarde deste sábado (23). A chuva da noite de sexta-feira (22) ainda causou estragos em cidades do litoral e em rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes.

Dos desabrigados, 241 estavam sendo atendidos no Centro Esportivo Castelão, no centro da cidade, e outros 15 foram levados a uma escola municipal, no bairro Pinheiro de Miranda. A maior parte das vítimas mora no bairro Água Fria, onde o rio Pilões transbordou e invadiu dezenas de casas. De acordo com a prefeitura, 980 famílias vivem no local e foram atingidas de alguma maneira pela enchente.

Veja as fotos dos estragos da chuva em Cubatão

A Defesa Civil da cidade registrava no fim desta tarde 27 pontos de deslizamentos de terra e risco de desabamento. No bairro Morro do Índio, o órgão registrou 11 ocorrências, entre alagamentos e risco de desabamento de paredes e telhados.

Publicidade

Rodovia dos Imigrantes segue interditada no sentido SP e não há previsão de liberação

Criança de 11 anos morre arrastada pelas águas de córrego em São Sebastião

Publicidade

Na região da Cota 95, houve sete casos de deslizamento de terra, inclusive de um muro de arrimo, e também de um poste, que interrompeu o fornecimento de energia elétrica. Na Cota 200, moradores chamaram a Defesa Civil por causa de rachaduras em casas e muros. No bairro Caminho dos Pilões, também houve deslizamento de terra e várias casas foram invadidas pela água.

A prefeita Marcia Rosa decretou estado de emergência na cidade de Cubatão na manhã deste sábado, devido às fortes chuvas, que se estenderam até esta madrugada. A medida, segundo a prefeitura, serve para proteger a vida dos cidadãos e tornar ágil a remoção de moradores das áreas atingidas ou de risco. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.

Prefeitura de Cubatão pede doações para desabrigados em redes sociais 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.