Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de roubos cresce 47% na capital em fevereiro

Secretário da Segurança afirmou que apenas 2% dos casos são esclarecidos no Estado

São Paulo|Ana Cláudia Barros, do R7

Os roubos na capital paulista tiveram um crescimento de 47,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2013. Foram 13.166 casos em 2014 contra 8.928 registrados no ano anterior. Os números fazem parte das estatísticas sobre criminalidade, divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo nesta terça-feira (24).

No Estado, os roubos tiveram uma elevação de 37,2%, com 25.274 notificações em fevereiro contra 18.426 em período equivalente de 2013. Segundo o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, uma média de apenas 2% dos casos esclarecidos. Ele afirmou, no entanto, que o aumento dos roubos tem que ser "contextualizado", porque após a criação das delegacia eletrônica, mais casos passaram a relatados à polícia.

— Esta tendêndia de aumento de fato existe, mas na nossa avaliação, é preciso que esse percentual seja analisado dentro do contexto da delegacia eletrônica. Como todos sabem, nós autorizamos em dezembro último, a delegacia eletrônica para crimes de roubo e de roubo de veículo. Nós sabíamos que haveria este aumento.

Grella completa, apresentado dados referentes ao boletins de ocorrência feitos pela internet.

Publicidade

—Nós não estamos dizendo que esse aumento se deve exclusivamente à delegacia eletrônica. Para se ter uma ideia, em fevereiro, tivemos de registros feitos na delegacia eletrônica 9.867. Isto representa 39% do total de ocorrências de roubos em fevereiro.

Ainda de acordo com secretário, esse crescimento é uma tendência nacional e exige que as políticas de segurança pública sejam repensadas.

Publicidade

Estupros na capital aumentam 5% em fevereiro

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Os roubos de veículos também tiveram aumento. Na capital, esse tipo de crime sofreu elevação de 29% — foram 3.557 ocorrências em fevereiro de 2013 e 4.588 no mês passado. No Estado, o crescimento foi de 28,5%, passando de 6.958 registros em fevereiro do ano passado para 8.942 em fevereiro de 2014.

Homicídios

O Estado de São Paulo teve uma queda de 11,3% nos homicídios em fevereiro. Foram 329 casos, empatando com 2012, que teve o menor patamar para o mês na série histórica. Em fevereiro de 213, foram de 371 casos. Na capital, a queda de foi 3,4%.

Os latrocínios tiveram redução de 13,4% na cidade de São Paulo. No Estado, os latrocínios estagnaram pelo segundo mês consecutivo. Foram 33 casos em fevereiro, o mesmo numero de fevereiro de 2013.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.