São Paulo

25/1/2013 às 12h59

"O sonho virou pesadelo", diz adolescente deportada dos Estados Unidos 

Verônica da Silva chegou na quinta-feira (24) ao Brasil, depois de quase dois meses

Do R7, com Hoje em Dia

Adolescente ficou em abrigo para adolescentes estrangeiros durante 58 dias Reprodução/Rede Record

A estudante Verônica Letícia da Silva, de 16 anos, deportada dos Estados Unidos, depois de ficar quase dois meses em um abrigo, disse que durante todo o tempo em que foi entrevistada pelo serviço de imigração norte-americano teve dificuldades para se comunicar. Ela chegou ao Brasil na quinta-feira (24).

— A imigração pegou meu passaporte, minha passagem de ida e volta. Eles me fizeram algumas perguntas em espanhol e depois me levaram para uma sala. Eles perguntavam diversas coisas, mas eu não entendia. E aí falavam que se eu não respondesse, iriam me algemar e me levar para um lugar pior do que aquele.

Verônica ainda disse que os agentes queriam saber se ela tinha ido para o país trabalhar, já que a passagem de volta da estudante estava marcada para seis meses depois. Mesmo tendo contado que iria visitar parques da Disney e que a viagem tinha sido paga por uma tia, eles não se convenceram.

— Eu falei que o sonho tinha virado um pesadelo, mas, para eles, as minhas palavras não interessavam.

Leia mais notícias de São Paulo

"Eu chorava todos os dias", diz jovem de 16 anos que passou 58 dias detida nos EUA

Adolescente detida nos EUA chega hoje ao Brasil

A garota foi levada para um abrigo, com outros adolescentes estrangeiros e ficou lá por 58 dias. Ela disse que só podia ligar para a mãe uma vez por semana e que a conversa era ouvida.

Logo após o fato, o Itamaraty começou a intermediar a volta da garota, mas o processo é demorado. O diplomata Luis Almeida disse que o esforço do Ministério das Relações Exteriores antecipou o retorno de Verônica.

— O grande problema foi com relação às autoridades americanas, porque o trâmite lá para uma reintegração de menor é mais demorado. Porque se espera uma audiência com o juiz e vários outros tramites legais.

O caso

A adolescente saiu da capital paulista na noite de 26 de novembro. Ela pretendia visitar uma tia-avó, que vive em Miami há dez anos, ir aos parques da Disney e assistir a um show do cantor sertanejo Luan Santana. A garota tinha passaporte e visto de turista em ordem, mas a autorização dos pais estava em português. Como viajou sem os pais, ela precisava apresentar o documento em inglês, que transferia a guarda dela temporariamente para a tia-avó, Marli Volpenhein.

Agentes da imigração que trabalham no aeroporto de Miami estranharam o fato de a adolescente ter programado a passagem de volta para 26 de maio, 180 dias após o início da viagem — seis meses é o prazo máximo de estada para um turista. Além disso, a estudante não tinha como comprovar como manteria os custos da viagem.

A suspeita era de que a jovem pretendesse trabalhar no país. Por ser menor de idade, ela ficou sob tutela do Estado americano e foi encaminhada para um abrigo chamado Children's Village. Lá, frequentou a escola, destinada a imigrantes, e teve acompanhamento de uma assistente social. Na semana passada, a estudante foi, com os outros adolescentes do abrigo, a uma apresentação do Cirque du Soleil.

Assista ao vídeo:

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Grande SP

Após ser torturada e dada como morta, mulher acorda e entrega ex de namorado

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Filmado

"Ela é um monstro", diz mãe de menina torturada por causa de paquera

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Você moraria nestes lugares?

Veja como estão imóveis que foram cenários de tragédias em São Paulo

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Tragédia em família

Veja imagens do casal encontrado morto em apartamento de luxo; mãe é suspeita

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de São Paulo

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!