Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obra que promete tirar 1,6 milhão de consumidores do Cantareira deve ficar pronta em dois anos

Sistema está orçado em R$ 2,21 bilhões e irá captar água na represa Cachoeira do França

São Paulo|Do R7

Sistema Produtor de Água São Lourenço promete tirar 1,6 milhão de consumidores do Cantareira
Sistema Produtor de Água São Lourenço promete tirar 1,6 milhão de consumidores do Cantareira Sistema Produtor de Água São Lourenço promete tirar 1,6 milhão de consumidores do Cantareira

O Sistema Produtor de Água São Lourenço que promete tirar 1,6 milhão de consumidores do Cantareira deve ficar pronto em 2017, segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O Cantareira abastece atualmente 55% da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. O novo sistema irá captar 4,7 mil l/s (litros por segundo) na cachoeira do França, em Ibiúna, volume suficiente para atender 1,5 milhão de moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. Desses total, 1,1 milhão são abastecidos pelo Cantareira.

Ainda segundo a Sabesp, foi protocolado uma pedido na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para aumentar a outorga do futuro sistema para 6,4 mil l/s. Caso isso seja aprovado, será possível abastecer mais de 500 mil moradores em Santana do Parnaíba, Carapicuíba e Osasco. Esses municípios atualmente são atendidos exclusivamente pelo Sistema Cantareira.

A obra está orçada em R$ 2,21 bilhões. O Sistema Produtor de Água São Lourenço irá captar água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. Ao todo, 83 km de adutoras, um túnel de 1.100 metros pela serra e uma passagem por baixo da Rodovia Raposo Tavares serão construídas.

Publicidade

A construção de uma estação de tratamento de água em Vargem Grande Paulista e um reservatório para armazenar até 110 milhões de litros de água também está previsto no projeto.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.