Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para Alckmin, pior período da estiagem já passou

Governador destacou anúncio da construção de estações de tratamento de esgoto para reúso

São Paulo|

Governador descartou risco de faltar água no litoral durante o verão
Governador descartou risco de faltar água no litoral durante o verão Governador descartou risco de faltar água no litoral durante o verão

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta quinta-feira (6), em Santos, que o período mais crítico da estiagem já passou e que a crise hídrica está com seus dias contados, em razão das providências que estão sendo tomadas pelo governo do Estado contra o desabastecimento de água.

Alckmin reiterou que o esgoto da Grande São Paulo será tratado para a produção de água para consumo humano, a partir de dezembro de 2015, a fim de reduzir a dependência do Sistema Cantareira. Com a medida, serão produzidos 3.000 litros de água por segundo, suficientes para abastecer 900 mil pessoas.

De acordo com o governador, duas Epar (Estações de Produção de Água de Reúso) serão construídas para, primeiro, tratar o esgoto e, depois, despejar a água na Represa do Guarapiranga, na zona sul da capital, e no rio Cotia, em Barueri, também na Grande São Paulo, que são os dois mananciais responsáveis pelo abastecimento de boa parte da população da capital.

Chuvas só elevarão nível do Cantareira quando solo parar de absorver água, diz especialista

Publicidade

Ele disse que o tratamento é bastante seguro e que proporciona 99% de pureza da água, em condições de ser despejada nas represas.

Temporada

Publicidade

Questionado sobre um eventual desabastecimento de água na Baixada Santista e no litoral, com a chegada dos turistas, Alckmin descartou qualquer risco.

— A Sabesp investiu R$ 500 mil em obras de grande porte na região, com melhorias nas estações Mambu/Rio Branco, que vai garantir água para as cidades do litoral sul, até Praia Grande, e em Jurubatuba, que atende Guarujá e região.

Leia mais notícias no R7 São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.