Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paralisação afeta 2,5 milhões em SP e atinge unidades de saúde e escolas

Prefeito se queixou que funcionários da rede pública não conseguiram chegar no trabalho

São Paulo|

João Doria "não vai admitir" mais protestos como o de hoje (15)
João Doria "não vai admitir" mais protestos como o de hoje (15) João Doria "não vai admitir" mais protestos como o de hoje (15)

A Prefeitura de São Paulo estimou que 2,5 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela paralisação dos serviços de transporte público, ocasionada pela greve dos trabalhadores, até ao meio-dia na cidade. A administração informou no início da tarde desta quarta-feira (15) que cobrará judicialmente a aplicação da multa de R$ 5 milhões aos sindicatos envolvidos.

Segundo o prefeito João Doria (PSDB), até 30% dos funcionários da rede pública municipal de saúde encontraram dificuldades para chegar a unidades, que tiveram o funcionamento afetado.

Na área da educação, 814 escolas funcionaram parcialmente e 528 fecharam as portas no período da manhã. A rede conta com 3.814 unidades, e a maioria não teve as atividades alteradas.

A Prefeitura informou que não deverá cortar o ponto dos trabalhadores públicos envolvidos ou não com a greve.

Publicidade

"Excepcionalmente, não terão o ponto cortado. A forma que o protesto foi feito prejudicou muita gente. Há legitimidade para o protesto, mas não pode causar esse prejuízo", disse Doria, que pediu a empresários que repitam o gesto de evitar cortes ou punições aos que faltaram ao expediente.

O prefeito reforçou que "não vai admitir" que manifestações como desta quarta se repita.

Publicidade

"Vamos agir com maior rigor. Os sindicatos fizeram o que não deveriam fazer. Já cobrei os secretários para a cobrança de R$ 5 milhões estipulada na ação. Sentença existe para ser cumprida", acrescentou.

Questionado sobre sua posição quanto à reforma da Previdência, Doria disse ser "totalmente a favor".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.