Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paralisação de funcionários afeta circulação de duas linhas da CPTM nesta manhã

Linha 10-Turquesa está totalmente parada e linha 7-Rubi segue com circulação parcial

São Paulo|Da Agência Record

Trabalhadores de parte das linhas da CPTM votaram por paralisação
Trabalhadores de parte das linhas da CPTM votaram por paralisação Trabalhadores de parte das linhas da CPTM votaram por paralisação

Passageiros que utilizam as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM enfrentam dificuldades na manhã desta terça-feira (11). Uma paralisação parcial de funcionários atinge as duas linhas. 

Na linha 7-Rubi os trens estão circulando com maiores intervalos entre as estações Francisco Morato e Palmeiras Barra Funda, com transferência para o Metrô. Entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, o percurso está sendo feito por ônibus estacionados em frente às estações. De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), foram disponibilizados 30 ônibus para atender o trecho.

Já na linha 10-Turquesa, que vai do Brás até Rio Grande da Serra, está totalmente paralisada e não há informação de ônibus disponibilizados para o trecho. As demais linhas da CPTM operam normalmente na manhã desta terça-feira (11).

O sindicato de funcionários da CPTM responsável pelas linhas decidiu entrar em greve por tempo indeterminado a partir da 0h desta terça-feira após uma assembleia realizada na tarde de segunda-feira (10). Em nota, os trabalhadores esclareceram "que a categoria, reivindica o cumprimento de acordo, que a CPTM descumpriu, referente ao pagamento do PPR de 2016. Pedimos a compreensão de toda a sociedade, especialmente dos usuários dos transportes da CPTM". O comunicado conjunto é assinado pelos Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, o Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana e o Sindicato dos Ferroviários da Zona Central do Brasil.

Publicidade

A CPTM ressalta que o Sindicato não está cumprindo a determinação judicial de manter pelo menos 75% da operação nos horários de pico (das 4h às 10h e das 16h às 21h) e que a direção da companhia "buscou todas as formas e alternativas no sentido de chegar a um acordo também com o referido sindicato e, assim sendo, espera que seus empregados adotem postura responsável em favor da continuidade dos serviços prestados à população".

A empresa diz esperar que os empregados das linhas 7 e 10 atuem com bom senso, considerando a responsabilidade de garantir a prestação de serviço aos quase 780 mil usuários que utilizam diariamente os trens para chegar ao trabalho, a escola, ao médico, a rede hospitalar, entre outros inúmeros compromissos assumidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.