Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paralisação no sistema Cantareira pode afetar 4,9 milhões de moradores no fim de semana

Estação de tratamento passará por manutenção das 18h de sábado às 6h de domingo (21) para troca de válvula e revisão elétrica

São Paulo|Ana Coelho, da Agência Record*

Sabesp recomenda uso consciente da água durante dias de manutenção
Sabesp recomenda uso consciente da água durante dias de manutenção Sabesp recomenda uso consciente da água durante dias de manutenção

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) faz neste fim de semana uma intervenção preventiva no Sistema Cantareira para realizar uma manutenção na válvula e no sistema elétrico da barragem. Isso pode afetar o abastecimento de água de 4,9 milhões de moradores em municípios paulistas, entre as 18h de sábado (20) e as 6h de domingo (21).

Para a realização dos serviços, será necessário efetuar uma parada no funcionamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema. As cidades afetadas são São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul.

A manutenção inclui a adequação da estrutura de chegada de água à ETA e a substituição, em razão do desgaste natural pelo uso, de uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água à Guaraú para tratamento. O equipamento, com 1,1 metro de diâmetro, pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico.

Leia também

A companhia informou ainda que será feita a manutenção preventiva do sistema elétrico da ETA e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e estações elevatórias, além de ações como lavagem, desinfecção e reparos preventivos. No reservatório Vila Jaraguá (zona norte), haverá a substituição de duas válvulas.

Continua após a publicidade

No retorno do abastecimento, técnicos deverão colocar em operação uma nova adutora que vai reforçar o abastecimento na região de Perus, na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras.

No total, aproximadamente 250 profissionais estarão envolvidos nas ações deste fim de semana. A última manutenção semelhante, com parada no Sistema Cantareira, foi realizada em 2016.

Continua após a publicidade

A Sabesp recomenda à população da Grande São Paulo o uso consciente da água armazenada nas caixas-d'água dos imóveis até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento, previstas para segunda-feira (22).

Para reduzir o impacto no abastecimento, será acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá que regiões normalmente atendidas pelo Cantareira recebam momentaneamente água de outros sistemas.

Continua após a publicidade

O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será redirecionado, para que não haja interrupção. Serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência. Segundo a Sabesp, consumidores poderão sofrer impacto no abastecimento.

A Sabesp lamentou os transtornos e reforçou a orientação de uso consciente da água em toda a região metropolitana. A companhia esclarece ainda que a manutenção preventiva está sendo comunicada, por meio de mensagem de texto no celular, a consumidores com cadastro atualizado.

*Sob supervisão de André Carvalho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.