Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Pé de chupeta" ajuda crianças a largarem hábito de forma divertida em SP

Árvore no Higienópolis virou ponto de "coleta" de chupetas há pelo menos dez anos

São Paulo|Caroline Apple, do R7

Árvore guarda em seus galhos a lembra do velho hábito de crianças
Árvore guarda em seus galhos a lembra do velho hábito de crianças Árvore guarda em seus galhos a lembra do velho hábito de crianças

Uma árvore localizada na esquina da rua Albuquerque Lins com a rua Baronesa de Itu, no Higienópolis, na região central de SP, guarda entre seus galhos a marca da transição de uma fase importante na vida de muitas crianças: o fim do hábito de chupar chupeta.

Em vez de frutas, a árvore é carregada de chupetas de todas as cores e tipos. Há pelo menos 30 peças expostas entre os galhos, presas, normalmente, com barbante.

O vendedor José Nair da Silva, de 66 anos, trabalha há 12 anos na esquina onde fica a árvore, vendendo panos de prato e peças para tábuas de passar. Silva conta que já viu dezenas de crianças amarrarem, junto com pais, mães e babás, chupetas na planta.

— Elas passam até hoje por aqui, param e apontam para a chupeta que deixaram no galho. Muitas delas eu encontro e já estão grandes. É uma forma que encontraram de estimular as crianças a pararem de chupar chupeta.

Publicidade

O que garante que há tempos o local virou ponto de "coleta" de chupetas são os itens coloridos presos nos galhos mais altos da árvore de quase cinco metros.

A pequena Yumie, de 9 anos, passava pela árvore enquanto a reportagem estava no local. Na conversa com o avó, Yumie lamentava que não tinha pendurado sua chupeta na árvore.

— Eu queria colocar, mas nunca dava tempo. Sempre tinha compromisso e, quando dava, eu esquecia. Conheço uma colega que pendurou [a chupeta].

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.