Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia monta esquema para evitar encontro de manifestantes em SP

Protestos contra e pró impeachment estão marcados para o próximo domingo em São Paulo

São Paulo|Do R7

Secretário falou sobre esquema de segurança para domingo
Secretário falou sobre esquema de segurança para domingo Secretário falou sobre esquema de segurança para domingo

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, declarou que a polícia de São Paulo está preparada para garantir a segurança das manifestações programadas para o próximo domingo (17). Na capital paulista, haverá atos contra e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O planejamento do esquema de segurança das manifestações, que contou com a realização de reuniões entre a SSP, o comando da Polícia Militar, da Polícia Civil e os representantes dos grupos dos manifestantes, está sendo realizado desde a semana passada. Além da definição do esquema de segurança, foram analisados os pedidos, datas e locais dos protestos. O critério adotado para a designação dos locais foi a ordem cronológica dos pedidos. 

Segundo a pasta, na avenida Paulista haverá protestos de três grupos contrários ao governo: Vem pra Rua, Brasil Livre e Revoltados Online. Já na praça da Sé e no Vale do Anhangabaú, acontecerão os atos contra o impeachment, solicitado pela Frente Brasil Popular.

De acordo com nota da SSP, o secretário explicou que o policiamento será realizado da mesma maneira que nas manifestações anteriores.

Publicidade

— Nós teremos o efetivo total como se fossem duas manifestações em dois dias diferentes, exatamente para garantir que não haja nenhuma comunicação entre essas pessoas.

Esquema de policiamento

Publicidade

Moraes ressaltou que o perímetro de segurança nas duas regiões será bem extenso, com vários bolsões, com as presenças da Força Tática e da Cavalaria da PM. As quatro ruas de cada lado da avenida Paulista e uma área de 500 metros de raio no Vale do Anhangabaú terão policiamento ostensivo para evitar qualquer tipo de confronto entre manifestantes. Já no sábado (16), a polícia fará uma varredura nos locais previstos para as manifestações. No domingo, a partir das 7h, os policiais já estarão posicionados nos locais previamente determinados. As manifestações estão previstas para ter início às 10h.

Paulista e centro de SP recebem atos contra e pró impeachment neste domingo

Publicidade

Todas as estações de metrô e os corredores de ônibus das imediações contarão com o policiamento da Polícia Militar e Polícia Civil, segundo o secretário.

— Nas várias reuniões que fizemos ficou muito claro para os grupos dos dois posicionamentos que cada um terá uma linha de Metrô para se deslocar.

Também será reforçado o policiamento na chegada e na dispersão dos locais das manifestações. Sobre o uso de megafones, faixas, bonecos, acessórios e vestimentas, Alexandre de Moraes esclarece que não haverá nenhuma proibição.

— A nossa fiscalização e eventuais revistas serão feitas somente para evitar armas ou objetos que possam agredir e ferir outras pessoas.

O secretário explicou que serão revistados aqueles que estiverem portando objetos que possam induzir à violência.

— Nós acreditamos que ambas as manifestações vão ser absolutamente tranquilas. Os cidadãos podem ir com absoluta tranquilidade, pois a polícia vai garantir a segurança e liberdade de manifestação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.