Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

População faz estoque de água em Vinhedo, interior de São Paulo

Quando é notada a falta de água em uma região é interrompido o fornecimento em outras áreas 

São Paulo|

No último mês, a primeira coisa que a pernambucana Maria Valdeci dos Santos, de 70 anos, faz depois que acorda é ver se tem água nas torneiras. Antes de tomar café, enche três baldes e todo o tanque de lavar roupa com água, para enfrentar as tardes e noites sem abastecimento. O bairro onde ela mora, o Von Zuben, na periferia de Vinhedo, interior de São Paulo, enfrenta racionamento desde dezembro.

— Todo final de tarde tem faltado água por aqui e quem não tem caixa d’água em casa tem de se virar do jeito que pode para conseguir tomar banho, lavar uma louça e as roupas.

Em Vinhedo, na região de Campinas, uma das mais afetadas do Estado, a autarquia municipal de abastecimento realiza desde dezembro o "rodízio por demanda" de água. Por meio de um sistema de monitoramento, quando é notada a falta de água em uma região, é interrompido o fornecimento em outras áreas que estavam com o abastecimento normal para a atender o local com problema.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Interior já raciona água; Grande SP deverá ter cortes

Para o superintendente do órgão, José Francisco Beltramini, o quadro de falta de abastecimento pode ficar pior.

Publicidade

— Se continuar sem chuvas nos próximos 20 dias, a situação vai complicar na cidade.

Além da água captada no Rio Capivari ter diminuído, as três represas locais estão pela metade. A falta de água tem afetado muito a vida de Billy Douglas Silva, de 29 anos.

Publicidade

— Eu tenho mulher operada, um recém-nascido e mais duas crianças e tem faltado água todo dia.

Ele mora no bairro Capela, área alta e densamente habitada onde mais tem faltado água, e anda mais de oito quilômetros de carro para buscar água no Aquários, uma fonte de água tratada pública da cidade.

— Chego a fazer isso quatro vezes no dia.

Além de Vinhedo, Valinhos já realiza rodízio. Americana, Artur Nogueira, Jaguariúna e Pedreira também trabalham com a possibilidade de racionamento nos próximos dias.

Veja os vilões do desperdício de água e saiba como economizar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.