Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP quer ciclovias em corredores de ônibus

Ideia é separar o espaço para bikes do restante do tráfego ao construir novas vias para coletivos

São Paulo|

Prefeitura quer construír novas ciclovias no entorno de novos corredores de ônibus
Prefeitura quer construír novas ciclovias no entorno de novos corredores de ônibus Prefeitura quer construír novas ciclovias no entorno de novos corredores de ônibus (VALÉRIA GONÇALVEZ/AE)

A principal iniciativa prometida pela gestão Fernando Haddad (PT) para trazer mais segurança a quem tem a bicicleta como principal meio de transporte na cidade de São Paulo está incluída no Plano de Metas do prefeito: construção de 150 km de ciclovias.

As ciclovias de Haddad surgem no plano do prefeito de fazer 150 km de corredores de ônibus na cidade. O plano é redesenhar toda a área do entorno desses corredores, incluindo, além de ciclovias totalmente separadas do restante do tráfego (e, portanto, mais seguras), reforma das calçadas e aterramento da fiação aérea.

Ainda não há, no entanto, data exata para que as obras comecem. Nem o financiamento para elas está cravado — o secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, afirma que será possível levantar fundos repassando à iniciativa privada terrenos que serão desapropriados para a construção desses corredores especiais.

SP tem curso gratuito para orientar ciclistas no trânsito

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Sampa Bike

Publicidade

Outra iniciativa da prefeitura ligada às bicicletas está mais madura: o aluguel de bicicletas para pagamento com bilhete único. Segundo a prefeitura, o serviço já está disponível em paradas no parque Trianon, no Shopping Eldorado e no Shopping Santa Cruz. Usuários cadastrados podem usar o cartão de transporte para retirar as bicicletas.

Atualmente, o empréstimo de bicicletas, em parceria com o Banco Itaú, funciona em cerca de 100 locais. Até 2014, a promessa é que o número de pontos de retirada de bicicleta chegue a 300. Há ainda um programa com outro banco, o Bradesco, mas que, por enquanto, não tem serviço de empréstimo ligado ao bilhete único.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.