Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP suspende Zona Azul noturna nos calçadões do centro histórico

Vias para pedestres como a alameda Barão de Itapetininga e a rua Marconi não receberão mais projeto que prevê estacionamento para carros à noite

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Estado

CET demarcou com linhas brancas área para estacionamento de carros em calçadão
CET demarcou com linhas brancas área para estacionamento de carros em calçadão CET demarcou com linhas brancas área para estacionamento de carros em calçadão

Começa nesta quarta-feira (1º) o teste de vagas de Zona Azul noturna nos arredores do Theatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade de São Paulo. A iniciativa, que inicialmente também valeria para os calçadões do centro histórico, foi alterada. Segundo a Prefeitura de São Paulo, só 77 vagas localizadas em vias de circulação de veículos no entorno do espaço cultural serão ativadas. O período experimental terá duração de 60 dias.

Anteriormente, quando a medida foi divulgada em 19 de janeiro, estavam previstas 275 vagas, 200 delas em vias para pedestres, como a alameda Barão de Itapetininga e as ruas Conselheiro Crispiniano e Marconi, e outras 75 no entorno. A medida buscava atender à demanda de pessoas que frequentam a vida noturna da região, especialmente o Theatro Municipal e o Bar dos Arcos, localizado dentro do teatro.

Com a repercussão negativa, porém, a prefeitura desistiu da medida. “As vagas localizadas nos calçadões permanecerão inativas”, disse a Prefeitura de São Paulo. O anúncio motivou críticas de parte dos urbanistas, que viram um estímulo indevido ao uso de carros.

As 77 vagas estão localizadas nas ruas Xavier de Toledo e 24 de Maio e no Viaduto do Chá, de acordo com o município. Do total, duas serão destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência, e quatro, a idosos. “Por se tratar de uma Zona Azul especial, um crédito CAD dará direito a 2 horas de estacionamento e dois créditos a 4 horas”, disse em nota.

A liberação de vagas de Zona Azul noturna é uma medida da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e será válida para a programação noturna de peças e espetáculos, entre 19h e 2h, por meio do aplicativo da Estapar. Durante o período de teste de 60 dias, o município vai acompanhar a utilização delas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.