Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Metrô e antecessores viram réus por trens sem uso

Entre os acusados estão cinco ex-presidentes, dois ex-executivos do governo e o atual secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni

São Paulo|Fabíola Perez e Plínio Aguiar do R7

Avelleda é ex-presidente do Metrô e atual chefe de gabinete da Prefeitura de SP
Avelleda é ex-presidente do Metrô e atual chefe de gabinete da Prefeitura de SP Avelleda é ex-presidente do Metrô e atual chefe de gabinete da Prefeitura de SP

A Justiça de São Paulo tornou réus o atual presidente do Metrô, Paulo Menezes de Figueiredo, e cinco ex-presidentes por suspeita de improbidade administrativa pela compra de 26 trens, avaliados em R$ 615 milhões, que ficaram sem uso. Outros três funcionários da companhia também são acusados.

Depois de atrasos, estação da Linha 5-Lilás tem obras finalizadas

De acordo com a decisão do TJ (Tribunal de Justiça), os réus são:

- Clodoaldo Pelissioni, atual secretário de Transportes e ex-presidente do Metrô;

Publicidade

- Paulo Menezes de Figueiredo, atual presidente do Metrô;

- Sérgio Avelleda, ex-presidente do Metrô e atual chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo;

Publicidade

- Jorge Fagali, ex-presidente do Metrô;

- Peter Walker, ex-presidente do Metrô;

Publicidade

- Luiz Antonio Pacheco, ex-presidente do Metrô;

- Jurandir Fernandes, ex-secretário de Transportes Metropolitanos;

- Laércio Biazzotti, ex-executivo do governo de São Paulo

- David Turubuk, ex-executivo do governo de São Paulo.

A Justiça, no documento, requer o ressarcimento integral do dano material causado ao Metrô, com os valores “devidamente corrigidos monetariamente a partir da data da assinatura dos ajustes e acrescidos de juros legais”.

Trens seriam utilizados na linha 5 Lilás
Trens seriam utilizados na linha 5 Lilás Trens seriam utilizados na linha 5 Lilás (RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS)

Irregularidades

Segundo o TJ, os réus Jurandir, David e Laércio, em nome da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, firmaram um contrato com a empresa espanhola CAF, em fevereiro de 2011, para o fornecimento de 26 trens, com seis carros cada, destinados à linha 5 Lilás do metrô no valor de R$ 615 milhões. O valor seria utilizado para a linha 5 Lilás, mas ficaram parados porque as obras de ampliação não haviam terminado.

Alckmin inaugura estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás

Já o primeiro trecho da linha Lilás-5 (Capão-Largo Treze), inaugurado em 2002, começou a operar comercialmente apenas em 2008. Nesse trecho, foram utilizados oito trens com sistema analógico. Outra paralisação nas obras ocorreu em 2010. Na decisão, o TJ afirma que o “Metrô manteve a compra dos 26 trens sem qualquer explicação aparente.”

“O presidente do Metrô, à época o corréu Sérgio, além dos réus Jurandir, David e Laércio assumiram o risco de causar danos aos cofres públicos, até porque os trens, sem o término das obras, sequer podem ser submetidos a testes”, diz o documento. “Para piorar, os trens entregues, sem uso, estão espalhados por diversos locais, a maior parte no pátio da CAF ao relento, abandonados, inclusive sendo ‘vandalizados’”.

A Justiça de São Paulo afirma também que o “dano ao erário pode ser perfeitamente demonstrado, eis que as composições (trens) compradas em julho de 2011, foram entregues e não podem ser realizados os testes dinâmicos, obrigatórios, bem como não podem entrar em funcionamento e ainda estão perdendo toda a garantia do fabricante, o que exigirá nova contratação pelo fabricante.”

Com base nesses apontamentos, o MPE (Ministério Público Estadual) afirma que os réus teriam ofendido o princípio da eficiência.

Outro lado

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) se posicionou por meio de nota e afirmou que "a ação é descabida e totalmente fora de propósito, uma vez que não houve irregularidade na aquisição dos equipamentos. Todos os trens foram devidamente testados e já entraram em operação comercial, com garantia técnica em plena vigência. Não houve gasto extra para a manutenção das composições. Ao longo do processo, todos os gestores preservaram o erário e o interesse público. A STM e o Metrô vão provar na Justiça a lisura do contrato."

"Cabe salientar que é injustificada, como o restante da denúncia, a inclusão do secretário Clodoaldo Pelissioni e do presidente do Metrô, Paulo Menezes, entre os acusados. Ambos só passaram a exercer os cargos quatro anos após a compra. A STM entregou seis estações da Linha 5 até 2011 e outras seis foram entregues desde 2015 até o momento. Importante informar também que as bitolas dos trens diferem das demais justamente porque foram comprados para atender à Linha 5, onde a distância entre trilhos é menor em toda extensão. A ela, todas as composições se ajustam perfeitamente."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.