Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prevent Senior: MP-SP avalia dossiê da CPI e convoca depoimentos

Documentos vão subsidiar primeiros passos da investigação da força-tarefa em torno da conduta da operadora de planos de saúde

São Paulo|

O Ministério Público de São Paulo começou a receber os documentos sobre a Prevent Senior reunidos pela CPI da Covid no Senado.

O dossiê levantado pelos senadores vai subsidiar os primeiros passos da investigação da força-tarefa paulista em torno da conduta da operadora de planos de saúde na pandemia.

Por ordem do procurador-geral da Justiça do Estado, Mário Sarrubbo, a apuração deverá receber "atenção total" nos próximos meses.

Enquanto estruturam o inquérito, os oito procuradores deslocados para o caso também analisam quem deverá ser ouvido em breve. A expectativa é que os depoimentos comecem a ser tomados entre o fim desta semana e o início da semana que vem.

Publicidade

As suspeitas que atingem a Prevent Senior vieram a público a partir da comissão parlamentar que investiga a gestão da crise da Covid-19 pelo governo federal.

Médicos disseram ter sofrido pressão da operadora de planos de saúde para administrar remédios ineficazes contra o novo coronavírus – o chamado "kit Covid" – em pacientes diagnosticados com a doença, sem o seu consentimento. Os profissionais também afirmam ter recebido orientação para ocultar mortes em estudo.

Publicidade

Leia também

Em depoimento à CPI nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, representante dos médicos que denunciaram a Prevent Senior, acusou o governo federal de firmar um "pacto" com a operadora de saúde para validar o "tratamento precoce" e usar o estudo fraudado para confirmar o discurso do Planalto contra o isolamento social.

A investigação do Ministério Público de São Paulo tramita no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e apura se a aplicação de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19 em pacientes da Prevent Senior que vieram a óbito configura crime de homicídio.

Publicidade
Apuração deverá receber 'atenção total' nos próximos meses
Apuração deverá receber 'atenção total' nos próximos meses Apuração deverá receber 'atenção total' nos próximos meses

Em nota divulgada ontem, a empresa negou o que chamou de "acusações mentirosas levadas anonimamente à CPI e à imprensa".

"A Prevent Senior estranha o fato de a advogada manter no anonimato os supostos médicos autores da acusação. A empresa ainda não teve acesso aos autos da CPI para fazer sua ampla defesa", relatou a empresa.

A Assembleia Legislativa de São Paulo também vai apurar o caso, em uma CPI proposta pelo deputado Paulo Fiorilo (PT).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.