Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reprovação às manifestações de rua quase triplica em dois meses, diz Datafolha

Percentual de paulistanos que desaprova passeatas passa de 8% para 21% em dez semanas

São Paulo|Do R7

Protestos de junho levaram milhares às ruas de SP
Protestos de junho levaram milhares às ruas de SP Protestos de junho levaram milhares às ruas de SP (JF DIORIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Um pesquisa do Instituto Datafolha revelou que, embora a taxa de aprovação aos protestos de rua em São Paulo continue alta, o número de paulistanos que afirma ser contras as manifestações quase triplicou em dez semanas. De acordo com o levantamento, 21% dos paulistanos desaprova os protestos. A pesquisa foi feita na última quarta-feira (11).

Um estudo parecido, feito em 27 e 28 de junho, quando uma grande parcela da população aderiu às manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus, mostrava que apenas 8% das pessoas era contra os protestos. 

No sentido inverso, a aprovação aos protestos caiu 15 pontos percentuais. Antes, 89% afirmavam ser a favor dos atos. Agora são 74%.

Insatisfação generalizada leva mais de 1 milhão às ruas do País e protestos deixam um morto e feridos

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

O novo levantamento mostra ainda que o uso de máscaras pelos manfestantes causa um sentimento de antipatia nas pessoas. A pesquisa revela que 89% são contra o uso da peça e 9% são a favor.

Publicidade

Na última pesquisa, de quarta-feira, o instituo perguntou sobre o comportamento dos manifestantes e dos policiais. Para 78%, os manifestantes estão sendo mais violentos do que deveriam, índice idêntico ao apurado numa pesquisa feita em 13 de junho. As opiniões quanto à violência policial não mudaram muito. Antes, 40% achavam que os policiais eram mais violentos do que deveriam. Agora, 45% pensam assim.

Os paulistanos também reprovam o uso de armas com balas de borracha pela polícia: 59% são contra, 38% são a favor.

O Datafolha ouviu 832 pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.