Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Roubos de carga crescem 7,16% na capital no 1º semestre

Número de homicídios, latrocínio e roubos apresentaram queda neste mês em São Paulo

São Paulo|

Operação prendeu suspeitos de roubo de cargas no dia 1º de junho
Operação prendeu suspeitos de roubo de cargas no dia 1º de junho Operação prendeu suspeitos de roubo de cargas no dia 1º de junho

Os casos de roubo de carga tiveram aumento no primeiro semestre deste ano na capital e no Estado, segundo as estatísticas da criminalidade divulgadas nesta segunda-feira (27) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Na cidade de São Paulo o aumento foi de 7,16% e, no Estado, o crescimento foi de 2,84%.

Na semana passada, o secretário e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já haviam anunciado a redução nos casos de homicídio e assalto seguido de morte (latrocínio). Homicídios caíram 18,38% no mês de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. A queda desses indicadores tem sido uma das principais metas das cúpulas da pasta e da Polícia Militar.

No Estado, o total de roubos em geral caiu 5,56% no primeiro semestre de 2015, ante o mesmo período do ano passado. Já o número de roubos na capital recuou 6,75% na mesma comparação. Neste mesmo período, a quantidade de furtos caiu 8,03% em todo o território paulista e, na cidade de São Paulo, baixou 11,41%.

Questionado se a queda neste índice foi motivada por um subnotificação pela dificuldade encontrada por vítimas em registrar roubos de celulares, já que é necessário informar o IMEI — código de 15 dígitos que identifica cada aparelho —, Moraes negou.

Publicidade

— Não houve nenhuma alteração. O registro físico, na delegacia, não precisa do IMEI. Se a delegacia não estiver fazendo isso, estão fazendo errado.

Segundo a SSP, os furtos de veículos, igualmente, seguiram a tendência de queda pelo oitavo mês consecutivo e apresentaram redução de 14% no mês de junho, acumulando queda de 11,79% no primeiro semestre do ano, com a diminuição de 2.990 ocorrências. As ocorrências de estupro também apresentaram queda de 11,69% nos registros do mês, com 18 ocorrências a menos.

Publicidade

Os flagrantes de tráfico de drogas aumentaram em junho, com 37,31% a mais — o número passou de 402 para 552. É o maior índice para um mês de junho desde o início da série histórica. É a primeira vez que o indicador ultrapassa 500 ocorrências no período.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.