Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretaria de Finanças auditou 689 empreendimentos com aval de suspeitos

Fiscais da Máfia do ISS calculavam o valor do imposto a ser pago no fim das construções

São Paulo|

Desde que a Máfia do ISS (Imposto sobre Serviços) foi descoberta, em outubro do ano passado, 689 empreendimentos imobiliários cuja aprovação passou por um dos fiscais investigados tiveram as avaliações auditadas pela Secretaria Municipal de Finanças. Eram obras que contaram com a emissão da quitação do ISS feita pelos integrantes do grupo.

Parte das empresas já teve a fiscalização concluída. A Prefeitura identificou casos de sonegação cujos valores, somados, chegaram a R$ 33 milhões.

Além disso, fiscais realizaram auditorias no IPTU dos imóveis. De 73 vistorias feitas desde outubro do ano passado, 47 apresentavam irregularidades. A atualização cadastral apenas desses imóveis representa um aumento de R$ 728 mil em relação ao orçamento da capital.

Suspeito de liderar Máfia do ISS agiu na gestão Pitta

Publicidade

No golpe da Máfia, os fiscais calculavam qual era o valor do ISS que deveria ser pago no fim da construção de prédios. Em vez de fazer a cobrança total, eles davam um "desconto" de 50% do preço às empresas, se elas fizessem o pagamento aos fiscais — não à Prefeitura.

Desse total, cerca de 10% do valor era efetivamente recolhido aos cofres públicos. O restante era dividido entre os fiscais que faziam parte do esquema e contadores que serviam como intermediários da quadrilha.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.